Os alimentos podem oferecer uma ajuda extra na hora de manter o corpo hidratado. Saiba quais são os mais indicados!

*Por Eduardo Magalhães

Quais alimentos hidratam o corpo no verão e quanto se deve consumir por dia?

Segundo o Ayurveda, medicina tradicional indiana, os sabores mais adequados ao verão são os de frutas como caqui, caju, manga, romã, abacaxi, maçã e tamarindo (seu suco é muito bom), vegetais como cenoura e abóbora, e saladas de lentilha e folhas verdes, com temperos como manjericão, salsinha, orégano, cominho e cebolinha, consumidos mais vezes e em menores quantidades – de cinco a dez porções por dia.

Vale aumentar o consumo de líquidos como água, água de coco, sucos naturais, em torno de 40 ml por quilo, e chás como os de camomila, erva-doce, capim-limão e hortelã (de duas a três xícaras ao dia).

Águas aromatizadas com hortelã, limão-siciliano, laranja, cascas de romã e sementes de cardamomo também são excelentes para hidratar e estão liberadas à vontade. Atenção às bebidas alcoólicas, em especial à cerveja. Apesar da sensação de frescor, ela aumenta a desidratação.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna.

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br!

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