Nutricionista dá dicas de alimentos para combater os sintomas da TPM, como cólicas, dor de cabeça, mau-humor, inchaço...

Quer aliviar os sintomas da TPM? Comece pelo prato e acabe com as dores de cabeça, cólicas, dores nas costas, etc... Veja os alimentos que combatem a TPM

Aveia

Aveia e grãos integrais ajudam a combater a TPM
Foto: SXC

Peixes
Os peixes são ricos em Ômega-3, que melhoraram a saúde geral. Atum e salmão são excelentes fontes, e qualquer peixe fresco irá conter uma boa quantidade.

Vitamina E
Sementes de girassol, azeite, abacate e amêndoas são excelentes fontes. Pesquisas apontam que eles ajudam a diminuir a sensibilidade dos seios durante a TPM. 

Vegetais verde-escuros
Eles são ricos em cálcio e diminuem as cólicas, deixando você mais disposta no dia a dia.


Cereais integrais e leguminosas:

Aveia, arroz integral, trigo, soja, ervilha e feijão aliviam a irritabilidade e o mal-estar.

 

Beba bastante água!
A água não só a mantém hidratada e evita dores de cabeça, mas também desintoxica e evita o inchaço.

Durante a TPM, evite:
- Café, chocolate, refrigerantes, bebidas alcoólicas e tudo que contenha cafeína. Esses alimentos aumentam a irritabilidade.

- Sal, industrializados, embutidos e defumados: promovem a retenção de líquido.

- Laticínios. Os derivados do leite impedem a absorção de magnésio, o que é essencial durante a TPM.

*Dúvida respondida pela nutricionista Márcia Curzio (RJ).

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