Especialista explica quanto tempo é necessário esperar para poder amamentar após colocar silicone, e se ele altera o leite materno

Texto Heloísa Noronha | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Amamentar com silicone

O silicone não interfere na hora de amamentar

Foto: Danilo Borges

Quanto tempo devo esperar para amamentar, após colocar implante de seios? E é verdade que o silicone altera o leite materno?

R. “Seis meses após a cirurgia a mulher já pode amamentar normalmente. É importante ressaltar que, apesar do que se diz por aí, o silicone não altera as propriedades do leite materno, não muda seu gosto nem o seca, prejudicando a alimentação do bebê. Tudo isso é só um mito. O implante não interfere na qualidade ou no sabor do leite materno porque o silicone é um gel de alta coesividade, que não ultrapassa a membrana da prótese. Além disso, o implante fica abaixo da glândula mamária e não tem nenhum contato com o leite. Também não existe nenhuma cirurgia que altere a composição do leite materno, que é hormônio-dependente.”

Especialista consultado: Lecy Marcondes Cabral, cirurgião plástico do Hospital e Maternidade Israelita Albert Einstein (SP)

Revista Corpo a Corpo | Ed. 256