Existem alguns cuidados importantes a serem tomados antes de se submeter ao uso de suplementos de testosterona. Saiba mais

*Por Eduardo Magalhães

Nunca deixe de procurar um profissional para passar as

orientações necessárias / Foto Shutterstock

Tudo bem tomar suplemento de testosterona para ajudar no ganho de massa muscular?

Quando se trata de hormônios, é preciso respeitar a “regra do três”: o hormônio certo, na dose certa, para a pessoa certa. Vale lembrar também que nenhuma substância do tipo deve ser empregada para fins estéticos e tem que ser prescrita por um médico – nunca pelos colegas ou professores da academia. 

Tomando esses cuidados (e adotando um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada, sono e atividade física, claro), é possível, sim,  que a testosterona ajude no ganho de massa magra, além de trazer outros benefícios, como proteção cardiovascular, melhora da libido e do humor e queima de gordura.

Fontes de cálcio (brócolis, gergelim e sardinha) e potássio (água de coco, melão e inhame) também são aliadas. Mas a medida mais importante e fácil de seguir no dia a dia: beber bastante água – pelo menos 2 litros por dia.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

Mande suas dúvidas para perguntedrsaude@escala.com.br !

Quer saber mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!