Levantamos as atitudes mais comuns que as mulheres seguem para acelerar o crescimento dos fios e levamos aos especialistas para descobrir o que funciona. Veja a seguir as causas que podem atrapalhar o crescimento do cabelo

Reportagem: Carmem Cagnoni/ Realização: Tomaz Souza Pinto

Crescimento dos cabelos

Muitos motivos podem impedir o cabelo de crescer. Descubra se algum

deles é o seu
Foto: Danilo Borges

Só lavo o meu cabelo com água fria para que ele cresça mais. Mas parece que não está adiantando...
"Isso porque o fio não sofre influência da temperatura da água no seu crescimento", afirma Ademir Jr., médico dermatologista e especialista em tricologia pela Internacional Association of Trichologists (SP). "Mas é importante manter esse hábito, pois a água quente favorece a quebra do cabelo e o aparecimento da caspa", ressalta Adriano Almeida, dermatologista e diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo (SP).

Meus fios são oleosos, acho que é por isso que eles estão sempre do mesmo tamanho
"Manter a saúde do couro cabeludo é essencial para a sua beleza e crescimento. Dermatites seborreicas ocasionadas por excesso de oleosidade, por exemplo, são prejudiciais", avisa Ademir Jr.

Vivo comendo fast food. Acho que é por isso que meu cabelo fica tão fraco
Qualquer tipo de alimentação inadequada é prejudicial ao corpo. Com o cabelo não é diferente, uma vez que ele depende do bom funcionamento do organismo para se manter saudável. O médico Adriano Almeida lembra que nutrientes como o cobre e o zinco são fundamentais para o crescimento dos fios. Procure consumir carnes vermelhas, mariscos, cogumelos, verduras escuras e frutas, como banana, coco, pêssego, papaia e maçã, que são ricos nos nutrientes.

Corto com frequência, pois acho que isso acelera o crescimento. É verdade?
Segundo o médico Ademir Jr., o que se faz no comprimento do fio não interfere na raiz. Adriano Almeida concorda, e brinca: "Diferentemente das plantas, o cabelo não necessita de poda para ser estimulado".

Anemia e deficiência de vitaminas interferem na saúde e no crescimento?
Sim. Se a saúde do sangue é relacionada ao bom funcionamento dos tecidos, consequentemente, o bom funcionamento dos tecidos está relacionado às vitaminas e nutrientes que esse sangue traz. Se há falta dessas substâncias, as raízes capilares sofrerão e, assim, o fio como um todo. Essas carências têm papel importantíssimo no déficit de crescimento. Portanto, é importante incluir na dieta alimentos ricos em ferro (carnes, gema de ovo, legumes, grãos integrais e vegetais verde-escuros), zinco (leite, moluscos e farelo de trigo), cobre (cerejas, ostras, castanhas, frutas secas e mariscos) e vitamina B6 (levedo, germe de trigo e aveia).

Ouvi dizer que tratamento químico prejudica o desenvolvimento. Não sei como proceder, pois faço coloração frequentemente
Desde que não cause nenhum dano ao couro cabeludo, não há por que esse processo interferir no crescimento. Por outro lado, se a técnica provocar qualquer tipo de irritação no couro, isso poderá interferir no crescimento, sim. "O que ocorre é que alguns procedimentos promovem quebra dos fios, deixando-os mais curtos", adverte Adriano Almeida.

Dizem que a genética influi. Então, não posso fazer nada para recuperar meu look Rapunzel rapidamente?
"Ela interfere tanto no crescimento quanto na queda capilar. Porém, o que fazemos com o nosso corpo e as ações do meio ambiente sobre ele podem afetar também, mudando parcialmente o que é geneticamente determinado. Por exemplo: manter uma boa alimentação diminui a queda capilar e favorece o crescimento, que é em média de 1 centímetro ao mês", conta Ademir Jr.

Ando muito estressada e tenho notado que os meus fios estão cada vez mais ralos
Como vivemos em estado permanente de tensão, é natural que o estresse seja um dos grandes vilões de nossos problemas de saúde. Assim, o ideal é tentar lidar com os problemas e a rotina corrida de forma equilibrada. O estresse pode desencadear doenças como a alopecia areata e o eflúvio telógeno, que ocasiona a perda de cabelo em regiões pontuais da cabeça ou em abundância.

Existe algum produto que acelere o crescimento?
Valcinir Bedin e Ademir Jr. são enfáticos: a resposta é não. O que existe são medicamentos orais que estimulam o aumento dos fios, sempre prescritos por um médico. Em geral, eles contêm aminoácidos e alguns antioxidantes, como lisina, cisteína, cistina, metionina, biotina, zinco e ferro.

Sou fumante e me disseram que esse vício também é prejudicial
Isso é verdade. A nicotina afeta a vascularização, fazendo que vá menos sangue para os fios. A nicotina reduz o espaço interno das veias, dificultando a passagem do sangue - e de todos os nutrientes, deixando o cabelo pesado e sem brilho.