Decidiu mudar o visual do cabelo e fazer a transformação em casa mesmo? Siga o roteiro que preparamos!

Por Victoria Bassi e Juliana Vaz | Adaptação Ana Paula Ferreira

Mudar o visual em casa não é uma tarefa simples. Aposte

nestas dicas para ter um resultado legal! / Foto Shutterstock

Se você decidiu mudar o visual por conta própria  com um produto comprado na farmácia, você não está sozinha – 40% das mulheres que pintam o cabelo o fazem sem ajuda profissional, de acordo com pesquisa da L´Oréal. O que não quer dizer que essa é uma tarefa simples.  

“Nunca acredite na cor que aparece na embalagem: essa é a primeira regra”, fala Bruno Ximendes, hair stylist do salão C.Kamura, em São Paulo. Se deseja uma mudança drástica (leia-se: virar a nova loira ou ruiva do pedaço quando você é morena), é preciso pigmentar os fios em sessões, com um colorista profissional. Para algo menos dramático, siga o roteiro abaixo:

Peça ajuda para escolher o tom

“Fale com seu cabelereiro para saber que tonalidades são adequadas à sua cor natural. Dificilmente ele se recusará a aconselhá-la”, diz Bruno. Cheque a tabela de cores e a classificação numeral, estampada na embalagem. Esses números organizam as cores de um a dez, sendo que os numerais menores (do 1 ao  ) são os pretos e castanhos médios. Castanhos claros e loiros aparecem do 5 ao 10. Analisar esses dados faz toda a diferença no resultado. “As latinas tendem a ter um fundo de cor que vai do vermelho ao laranja, o que dificulta que os pigmentos acinzentados e frios se fixem nas fibras do cabelo”, explica Simara Machado, coordenadora técnica da BEAUTYCOLOR fabricante de tinturas.

Proteja a pele

Você quer cabelo pintado, não a testa,  certo? Antes da tintura, aplique um pouco de hidratante ou cera de cabelo na lateral das têmporas, orelhas e nuca para evitar respingos nessas áreas.

Comece pelos brancos

Fios brancos têm mais queratina nas fibras, o que dificulta a pigmentação.  “Quando chegar a etapa do enxágue, eles terão ficado mais tempo em contato com a coloração”, explica Simara Machado.

Retoque de cor

Quer adequar a cor natural ao restante do comprimento? Siga a regra acima,  aplicando tinta apenas na área do cabelo que cresceu. Nos últimos dez minutos, espalhe o produto por toda a extensão da cabeça, emulsionando com um pouco de água. “Caso contrário, os fios ficarão saturados de pigmento, contrastando com a raiz mais clara”, diz Bruno.