Nem todo mundo quer cabelo liso! Muitos lisos querem cachos, onda, volume... Veja algumas dicas de como fazer cachos em cabelos lisos e ficar com look de capa de revista

Reportagem: Caroline Sarmento

cachos-longos

Famosas como Regiane Alves, Luciana Gimenez,
Adriana Birolli e Beyoncé já se renderam aos cachos
Fotos: Danilo Borges / Reprodução

Há tempos os cachos estão em alta e conseguir este efeito pode não ser tão simples assim.

Tanto para quem tem o cabelo curto ou o cabelo liso, a primeira solução é recorrer ao babyliss, indicado para conquistar temporariamente os cachinhos. O acessório funciona como a chapinha. No caso, o ferro aplicado no cabelo tem variações e tamanhos diferentes em formato cilíndrico para conseguir definir os fios.

"Para quem deseja modelar com babyliss, a dica é passar um fixador para segurar mais este cabelo com os cachinhos. Depois de lavar os cabelos, penteie os fios com bastante fixador de efeito forte ou médio e passar o babyliss em cima do fixador já aplicado, o que garantirá mais duração dos cachinhos", indica Brigitte Revollo, hair stylist do Brigitte's Fine Arts (RJ).

Já para aquelas que têm ondulação nos fios e querem definir os cachos, a dica é investir no creme modelador. "Aplique o modelador de cachos nos cabelos e seque com um difusor na ponta dos fios para que fiquem com mais movimento e volume. Os difusores são ótimas opções para quem quer secar e deixar os cachos definidos. Eles foram desenvolvidos para que a intensidade do vapor do secador abranja todos os fios, sem que os cabelos fiquem frisados", aponta Brigitte.

Cachos definitivos

Ao contrário do que muita gente pensa, a hair stylist afirma que ainda existe a procura por permanentes de cabelos. A técnica modela os fios para deixá-los enrolados sem o uso de frisadores, babyliss e outros recursos. Ou seja, é lavar as madeixas e já sentir os cachinhos se formando sozinhos! "A técnica dura de 4 a 6 meses nos cabelos. Com o tempo, os fios voltam ao liso natural", explica a hair stylist.

Cachos sem babyliss ou difusores

cachos-curto

Camila Pitanga, Leandra Leal, Ana Hickmann e Camila Rodrigues

já provaram que os cabelos longos também podem ser enrolados
Fotos: Redação Corpo a Corpo

Quem não estiver com o babyliss em mãos, não precisa se desesperar! Existem outros meios de ter cachos, sem precisar recorrer ao babyliss, permanente ou difusores: “A chapinha, por exemplo, pode criar volume e cachos nos cabelos também, pois pode ser usada como um babyliss.

Muitos cabeleireiros fazem uma espécie de torção com a prancha, que dá volume e movimento aos cabelos. Também deve ser usado um bom modelador para ajudar a segurar os fios", explica.

As chapinhas indicadas são aquelas de modelos arredondados, pois fazem os formatos dos cachos. Para conseguir o efeito enrolado, prenda a prancha, mecha por mecha, próximo do couro cabeludo e faça uma volta com o cabelo na chapinha. Feito isso, desça o aparelho normalmente até as pontas.

Outra dica é investir nos rolinhos de cabelo. Esse truque é do tempo da vovó! "Os rolinhos de cabelos funcionam sim, sem dúvidas. Para penteados de festa são muito utilizado e servem para cachear os fios", acrescenta a especialista. Se quiser arriscar o truque, tenha grampos em mãos. Após secar previamente os cabelos, separe os fios em pequenas mechas. Enrole as madeixas de cima para baixo. Prenda cada rolinho com 10 cm longe do couro cabeludo.

Feito isso, aplique um fixador e espere 30 minutos, ou seque cuidadosamente os cabelos ainda com rolinhos e depois solte-os. Aplique novamente os fixador para finalizar e deixar os enrolados durarem mais tempo. "Para ajudar os fios lisinhos, vale colocar um mousse de volume e deixar enrolado até o momento de pentear os cabelos. Pode-se também aplicar um finalizador nas pontas dos cabelos, como um óleo de argan, por exemplo”, indica Brigitte.