Pode confiar: os novos sprays fixadores mantêm o penteado impecável por horas sem deixar o cabelo duro. Aprenda a usar e abusar do produto com essas cinco dicas

Texto Vand Vieira | Edição Cáren Nakashima | Adaptação Ana Araujo

Como usar spray fixador sem deixar o cabelo duro
Cabelo duro? Que nada! Veja como usar os novos sprays
Foto: Felipe Lessa

Um clássico! Esse é o adjetivo que melhor se encaixa ao bom e velho spray fixador, que pode ser usado em cabelos curtos, médios e longos e mantém os penteados – presos, semipresos ou soltos – impecáveis por um tempão. Porém, ele está mais moderno do que nunca. Esqueça de vez o papo de que ele deixa o cabelo duro. Atualmente, a indústria da beleza disponibiliza uma variedade enorme, em diferentes níveis de intensidade (leve, média, forte e extraforte). “A diferença em relação aos sprays mais antigos são os micropolímeros, desenvolvidos para dar corpo e estrutura aos fios, mantendo sua leveza. Surgiram, então, fórmulas com diferentes concentrações desses polímeros que resultam em mais ou menos fixação”, explica Marcelo Schulman, farmacêutico cosmetólogo e presidente da Vita Derm. Animada? Confira essas cinco dicas preciosas para aproveitar o melhor do spray fixador.

1. Segundo Jonas Santos, hairstylist do Ophicina do Cabelo (RJ), na hora de escolher a intensidade ideal, é importante pensar no tipo de penteado e na duração necessária. “Se o penteado for mais elaborado ou precisa ficar intacto a noite toda, o aconselhável é utilizar os sprays de fixação forte e extraforte. Se a produção for simples, o spray de fixação média é suficiente”, orienta. Para uma escova mais alinhada ou redução de frizz, opte pelos sprays de fixação leve com jatos direcionados.

2. Gosta de cabelos volumosos? Jonas Santos dá uma dica valiosa: “Levante a raiz com uma escova e aplique o spray fixador somente na região, a uma distância aproximada de 25 cm. Deixe secar por 10 segundos antes de partir para o comprimento”, ensina.

3. Não deixe vestígios: sprays de fixação leve e média podem ser removidos com ajuda de um pente, já os de fixação forte e extraforte, requerem lavagem com xampu e condicionador.

4. Apesar da data de validade extensa, com o passar do tempo, os sprays fixadores podem perder parcialmente sua funcionalidade e evaporar se não forem armazenados de modo correto. Deixe-os sempre tampados, em um local arejado, protegidos da luz do sol e do calor.

5. Evite o contato com os olhos! Mantenha o tubo sempre na vertical e agite antes de usar

Revista Corpo a Corpo | Ed. 321