Pequenos detalhes podem fazer toda a diferença para a saúde do seu cabelo. Confira algumas atitudes que podem prejudicar os fios e quais são os cuidados ideais para mantê-los sempre saudáveis

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock 

Manter uma rotina de cuidados básicos com os cabelos não é uma tarefa difícil, desde que você saiba o que pode (ou não!) fazer bem para seus fios. De acordo com Daniela Leal, dermatologista e Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, “a maioria das pessoas pensa que usar produtos de qualidade é suficiente, mas não percebem que pequenas atitudes diárias, da lavagem à forma como o prendemos ou até fatores externos, podem danificá-los”. 

São estes cuidados que, sem nem perceber, acabamos deixando de lado na correria do dia a dia, mas que fazem toda a diferença para a saúde das madeixas. “Quando nos atentamos aos pequenos detalhes, é que fazemos a diferença na forma como nosso corpo reage; e cada um desses cuidados, quando inseridos na rotina, se tornam algo natural”, completa Daniela.

Confira abaixo as 10 dicas listadas pela profissional:

1. Não aplique o shampoo nos fios ainda secos; é essencial que eles estejam bem molhados e, ao aplicar, a massageie com as pontas dos dedos – nunca com as unhas – isso pode machucar o couro cabeludo. 

2. Não tome banhos muito quentes e não deixe resíduos de condicionador ao longo do comprimento. A água quente O acúmulo de resíduos dos cosméticos capilares podem deixar os fios sem movimento e ressecados. 

3. Não penteie nem prenda os fios ainda molhados. Quando úmido, ele fica frágil, e, ao desembaraçá-lo, podemos quebrá-los, o que pode afetar a raiz, ocasionando a queda. 

4. Não durma com os fios molhados. O ambiente úmido facilita o aparecimento de fungos e favorecer o surgimento da caspa, além de induzirem a estados alérgicos.

5. Não deixe os fios desprotegidos na piscina ou praia- tenha sempre um protetor capilar à mão. Na piscina, o sulfato de cobre utilizado para limpeza da água podem alterar a cor dos fios claros e tingidos; já na praia, o excesso de exposição solar, também prejudica o cabelo. 

6. Não deixe os fios desidratados. Sem hidratação, as cutículas se abrem, perdem água para o ambiente e deixam de refletir luz, o que faz com que o cabelo fique sem brilho e quebradiço.

7. Não fique mais de 3 meses sem cortar o cabelo, nem que seja apenas as pontas dos fios. Isso os fortalece e faz com que continuem crescendo. 

8. Não faça dos secadores, chapinhas e baby liss, parte da sua rotina de beleza. Quando usados em excessos, eles podem queimar, desidratar e quebrar os fios. Já Quando for usar, lembre-se dos indispensáveis protetores térmicos. 

9. Não abra mão da alimentação saudável – O consumo de proteínas, por exemplo, é essencial para o crescimento dos fios.

10. Não abuse do álcool e cigarro – ambos são agentes importantes na piora da caspa e seborreia.