Manter os fios lisos e saudáveis não é uma tarefa nada fácil, por isso, confira algumas dicas e desfile por aí com madeixas de causar inveja

Reportagem: Lela Malzone/ Fotos: Danilo Borges/ Realização: Tomaz Souza Pinto

cabelo liso

Alguns truques como utilizar escova raquete para secar os fios
são essenciais para obter um liso perfeito
Foto: Danilo Borges 

A tendência pode até ser a de valorizar os f­ios crespos e ondulados. Mas na vida real não é isso que vemos pelas ruas. Boa parte das brasileiras gosta mesmo é de ostentar uma cabeleira escorrida. Se você faz parte desse grupo, con­fira a seguir o especial que preparamos com 23 truques para um liso perfeito!

Aposte na Escova Mirra De­init 

Essa técnica da Ybera Professional alisa ­f ios cacheados ou levemente ondulados, graças à ação do tioglicolato de amônia e agentes reguladores de intensidade cisteína e monoetanolamina, ativos que permitem a execução mais precisa do alisamento.

Leave-in esperto

“Um dos produtos que ajudam a deixar os fios lisos e sem frizz é o Liss Control, da L’Oréal Professionnel. Deve-se aplicar nas madeixas úmidas, antes da escova. Ele permite que os fios fiquem mais assentados”, comenta Lela Athanasio, cabeleireira do Crystal Hair (RJ). Outro produto maravilhoso é o Gel Restaurador Fios e Pontas, da Essenziali. “Use-o também como leave-in, depois do banho, antes da escova. Hidrata e acalma os fios”, garante a profissional.

Escova nota dez

Quando os fios forem crespos e enrolados, o certo é fazer logo o brushing nos fios bem molhados. Se esperar muito tempo, o cacho já pode ir se formando e dificultar o processo.

Sono da beleza

“Eu indico a linha Elsève Smooth, da L’Oréal Paris, para espalhar nos fios antes de dormir. De manhã, eles já estão lisos e macios”, garante Márcio Mello, do salão Éclat (RJ).

Chapinha poderosa

A dica de Márcio Mello para que a chapinha deixeos ios bem lisos é aplicar o Liss Ultime, da L’OréalProfessionnel, antes de começar o processo de alisamento.

Hidratação, sempre

É essencial tratar os fios para deixá-los mais lisinhos. Para isso, lance mão de máscara de hidratação antifrizz. Você pode utilizá-la uma vez por semana.

Proteja o fio

Use um bom protetor térmico, de preferência, um trifásico, que tenha um ativo antiumidade, que ajuda a prevenir o aparecimento do frizz. Uma boa opção é o Trilliant, da Sebastian.

Finalização certa

Para que o liso fique perfeito, é necessário usar finalizadores depois da escova, como o Zero Gravity, da Sebastian. Ele prolonga o efeito do liso.

Enxague bem o cabelo

“Fios soltinhos e lisos são sinônimo de madeixas bem enxaguadas. Vale até diluir o produto usado na lavagem dos fios em água, para testar se ele funciona melhor no seu cabelo”, ensina Brigitte Revollo, hairstylist do salão Brigitte’s Fine Arts (RJ).

Fique quieta!

Evite passar a mão no cabelo. Essa ação faz que a oleosidade das madeixas não desça para as pontas e fique na raiz, ou seja, no couro cabeludo. Com isso, não há escova que aguente mais de um dia!

Cuidado no banho

“Se for tomar banho e não quiser lavar o cabelo, nada de touca plástica, que pode abafar os fios e gerar oleosidade. Opte pela toalha de tecido, que não permite que os fios fiquem úmidos e protege do calor e da umidade na hora do banho”, ensina Brigitte Revollo.

Caviar nos fios

Faça sessões de tratamentos no salão de beleza. Técnicas como a Cauterização de Caviar repõem as vitaminas e ajudam a manter a beleza dos fios.

Alisamento, já!

Se você tem os fios cacheados e muito volumosos, mas sonha com fios lisos, vale investir em escovas de alisamento como a Escova Primer ou a Escova London, que, apesar de alisar, são livres de formol.

Só na raquete

“Utilize uma escova estilo raquete para secar o cabelo. Ela pega mechas mais grossas e ajuda a dar o efeito totalmente liso, sem ondas”, explica Gladys Acosta, cabeleireira do salão Gladys Coiffeur (RJ).

Enrola e alisa

Após aplicar o leave-in, enrole uma toalha limpa e deixe por uns 10 minutos. O abafamento vai fazer o produto penetrar mais nos fios, deixando-os mais maleáveis para a escova.

Brilho alisador

O spray de brilho pode ser usado antes da chapinha para encapar os fios e deixá-los mais encorpados. Além disso, auxilia para que a prancha deslize melhor. Assim, até os fios pesados se mantêm lisos por mais tempo.

Jato frio

Após fazer a escova, jogue um jato de ar frio no cabelo para dar movimento e selar as cutículas, evitando o frizz.

Touca vintage

“A tradicional touca que as nossas avós faziam ainda pode ser utilizada, mas evite prender o cabelo com grampos. A tração deles com o travesseiro tende a quebrar os fios. Em vez disso, enrole-os (limpos e secos), contornando a cabeça, e cubra com um pedaço de meia-calça. Depois de duas horas, desenrole e enrole para o outro lado. Deixe mais duas horas e depois solte”, ensina Gladys Acosta.

Raiz lisinha

Para alisar só a raiz, faça um rabo de cavalo e prenda com um elástico grande e fofo, feito somente de tecido, pois estes não marcam nem quebram os fios. Deixe preso por algumas horas e depois solte.

Escova sob medida

“Eu aconselho a usar uma escova menor na raiz do cabelo e uma de tamanho médio ou grande no comprimento e nas pontas. Evite as escovas térmicas e opte pelas de cerdas naturais ou mistas. Elas selam a cutícula do fio e deixam-no mais liso e com brilho”, diz Lidiane Silveira, cabeleireira do salão Werner Botafogo 2 (RJ).

Escova de maçã

Sonia Nesi, hairstylist do Studio Sonia Nesi, (RJ) explicaque essa técnica alisa sem daniicar os ios. “Ao ser aplicado,o produto age diretamente na camada de hidrogênio,mudando a estrutura dos ios”, airma a especialista.

Prepare os fios

“Antes de começar o processo de escovação, faça uma pré-secagem. Divida o cabelo em quatro partes e, em seguida, solte uma delas, divida em mechas e inicie o brushing. E mais um truque indispensável: sempre que for escovar o cabelo, comece da raiz para o comprimento e pontas, nunca deixando a escova parada”, indica Samuel Cardoso, hairstylist do salão Espaço Juliana Paes (RJ).

Temperatura certa

Quando for utilizar a prancha, deixe-a na temperatura de 200 a 230 graus, o que irá garantir um acabamento liso perfeito e efeito blindado.