Manter os cabelos lisos no verão não é tarefa fácil. Banhos de mar, mergulhos na piscina, exposição ao sol e ao vento causam danos aos fios alisados, que perdem elasticidade e resistência. Confira a solução para manter os cabelos lisos e sedosos

Reportagem: Carmen Cagnoni
Realização: Tomaz Souza Pinto

cabelos_lisos

Cabelos alisados? Redobre os cuidados no verão

Foto: Danilo Borges

Os cuidados com cabelos alisados durante o verão devem ser redobrados. O objetivo é garantir um resultado bonito e saudável, caso contrário, frizz e porosidade serão os efeitos mais vistos durante a temporada.

Verão na cabeça

"A estação traz uma exposição maior, provocando fotodegradação da fibra capilar. Isso ocorre, principalmente, na que sofreu alteração química", comenta Sheila Bellotti, especialista em Tricologia (RJ). De acordo com ela, os efeitos do sol em cabelos virgens são bem menores do que os percebidos nos que passaram por modificações. "É preciso levar em conta que alguns resíduos químicos podem permanecer nos fios e, em contato com os raios ultravioletas, provocar danos. Por isso, o primeiro cuidado é evitar expô-los ao sol antes da segunda lavagem pós-alisamento", explica Sheila Bellotti.

 

Um dos problemas mais enfrentados por quem ama cabelão chapado é a perda do resultado. "Como a progressiva promove um efeito temporário, cuja ação do produto se dá na camada superficial dos cabelos, com a exposição ao sol, ao vento e, principalmente, ao mar e à piscina, o revestimento que encapa o fio de forma a mantê-lo liso se degrada e o efeito do processo vai embora", diz Sergio G, do Studio W Iguatemi (SP). "Além de o processo perder a durabilidade, os cabelos ficam ressecados e desbotados", diz Gisele Quintino, especialista em Colorimetria e Alisamento, da Truss.

 

Marcação cerrada

"Antes de se submeter ao sol, à praia ou à piscina, é preciso hidratar os fios com aminoácidos, proteína e óleos essenciais", avisa Gisele Quintino. Para prolongar o efeito da progressiva, vale apostar em um condicionador potente, sem enxágue e com filtro solar. "Aplique-o em grande quantidade, mantendo a saturação do produto no fio por todo o tempo em que ele estiver exposto ao ambiente", ensina Sergio G.

Manter o couro cabeludo limpo é outra ação importante: "No verão, o suor, o calor e a umidade podem facilitar o surgimento de problemas como seborreia e caspa", constata Fernando Cassolari, hairstylist do salão Ricardo Cassolari (SP). Antes e depois do sol, o cabelo processado com químicas deve ser submetido a tratamentos hidratantes. "Dependendo da qualidade do fio, até mesmo reconstruções são indicadas", avisa José Luiz Neves Ribeiro, educador da marca Matrix. Faça hidratações regulares, uma a duas vezes por semana. Uma boa opção para manter a hidratação, segundo Sergio G, é adotar produtos formulados com óleo de argan.

Proteção agora e sempre

Se curtir o verão é uma delícia — e inevitável —, a ordem é prevenção e defesa. "O primeiro passo é: evite abusar de químicas nesta época do ano", recomenda Fernando Cassolari. Depois, proteger os fios contra as indesejáveis ações das radiações UVA e UVB, que degradam a fibra capilar. O uso de bonés, faixas e chapéus, que estão em alta nesta temporada, pode ajudar. No entanto, adotar o acessório não dispensa a utilização de produtos com proteção solar que podem, e devem, fazer parte da rotina diária. "É bom ressaltar que o filtro solar indicado para a pele não é adequado para os cabelos", adverte Sheila Bellotti.