Seus cabelos estão caindo mais que o normal? Então, veja as dicas de uma hairstylist e aposte já!

Texto Redação | Foto Christian Parente

Cuidados que você deve ter com os

cabelos após o parto 

Apesar do comum ganho de peso e, ocasionalmente, aparecimento de manchas, pintas e até acne devido ao aumento da progesterona, costuma-se dizer que as mulheres ficam mais bonitas durante a gravidez. Fato é que, durante a gestação, os cabelos são beneficiados por um bombardeio de hormônios, que leva a uma redução da queda de capilar e deixa as madeixas mais volumosas e bonitas. “Quando engravida, a mulher tem uma verdadeira alteração hormonal, o que impede a troca capilar natural que é, em média, de 50 a 100 fios por dia. Como essa perda diária não acontece, todos estes fios cairão após o parto”, explica Patrícia Carvalho, hairstylist e visagista do Studio Patrícia Carvalho de Beleza.

Patrícia diz que o ideal é procurar um terapeuta capilar e tricologista para avaliação do caso assim que se notar queda intensa e anormal dos cabelos. “Desta forma, evita-se a perda de massa capilar, além de melhorar a qualidade dos fios", sugere. 

Tratamentos como peeling e o uso de produtos específicos não abrasivos que não tem nenhum efeito colateral às mães são os mais indicados.Um acompanhamento dermatológico também pode ajudar a não ter danos permanentes nos cabelos. Apesar de não ser expert em queda, até o cabeleireiro pode ser um grande aliado nesta recuperação. Massagens capilares agregadas a produtos fito cosméticos hoje disponíveis em salões de beleza ajudam consideravelmente a parar a caimento, além de agilizar o retorno rápido dos fios com a mesma quantidade perdida temporariamente.               

Aposte também nos produtos à base de aloe vera. “Esses produtos incentivam o bulbo capilar a renovar a produção do cabelo”. Além do mais, para amenizar o enfraquecimento do fio - uma vez que todo o corpo está voltado para se recuperar do parto – é necessário manter uma boa alimentação. “Uma nutrição balanceada, com refeições de três em três horas, aliada à uma boa hidratação evitam o amortecimento tanto do corpo quanto dos cabelos”, sugere a profissional.