Para garantir que seu cabelo esteja sempre lindo e saudável, é importante desvendar as principais mentiras contadas sobre os fios. Confira!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock

A água quente não faz bem para os fios. Veja por que!

Foto Shutterstock

Você provavelmente já ouviu por aí que tirar um fio de cabelo branco pode fazer nascer dois no lugar. Ou, então, que a chapinha é uma grande vilã para a saúde capilar. É comum essas e várias outras informações circularem no nosso dia a dia, porém será que elas são realmente verdadeiras? 

Para tirar a dúvida e você garantir que seus fios estejam sempre saudáveis, Paula Sanchez, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, selecionou 10 mitos e verdades sobre o cabelo. Confira:

1. Se eu diminuir o número de lavadas, meu cabelo terá menos queda

Mito.  Há uma queda normal de 50 a 100 fios por dia que é perceptível principalmente quando lavamos os cabelos. Se diminuirmos o número de lavadas, teremos a impressão de que mais cabelos estão caindo quando lavarmos, uma vez que essa queda diária se acumulará.

2. Água quente prejudica os fios

Verdade. A água quente aumenta a produção de sebo pelas glândulas do couro cabeludo predispondo o aparecimento de caspa. Além disso, pode deixar os fios mais opacos e quebradiços. A dica é tomar banho em temperatura morna!

3. Prender ou dormir com os cabelos molhados prejudica os fios

Verdade. A umidade no couro cabeludo predispõe a infecções bacterianas e fúngicas. Além disso, o fio molhado é mais suscetível à quebra, por isso o ideal é dormir com os fios secos.

4. Quando arrancamos um fio de cabelo branco, nascem dois fios no lugar

Mito. Essa impressão pode ocorrer, pois à medida que o tempo passa mais fios brancos nascem então se você encontrou um fio branco, muito provavelmente outros irão nascer com o tempo, independentemente se você arrancou ou não. Isso não está relacionado com a retirada de um fio, mas sim com o envelhecimento!

5. Quando cortamos os cabelos, os fios crescem com mais força

Mito. Na verdade, quando cortamos os cabelos eliminamos as pontas duplas e as partes danificadas, melhorando sua qualidade e aspecto. Nós temos a impressão que ele está crescendo mais forte, mas naverdade é o comprimento que está saudável.

6. Estresse pode levar a queda de cabelos

Verdade. Situações estressantes do dia a dia provocam um desequilíbrio no ciclo de crescimento do cabelo, resultando na queda excessiva. O sono irregular também pode provocar aumento da queda capilar.

7. A alimentação adequada ajuda a prevenir quedas

Verdade. Uma alimentação rica em vitaminas, ferro e proteínas torna os cabelos mais fortes e os protegem da queda!

8. O uso de escova e tração excessiva ao prender os cabelos pode levar à queda

Verdade. Processos que tracionem o couro cabeludo podem provocar diminuição dos cabelos na área da frente da cabeça, conhecida como alopecia de tração. Quando puxamos demais os cabelos para alisá-los ou quando os prendemos de maneira muito apertada, podemos, em longo prazo, provocar falhas na região frontal do cabelo de tanto puxar.

9. As chapinhas devem ser usadas em diferentes temperaturas para cada tipo de cabelo

Verdade. Nos cabelos mais grossos, a temperatura pode ser mais elevada (até 190 graus), enquanto os cabelos finos ou submetidos à química suportam temperaturas mais baixas (até 150 graus). O tipo de cabelo também determina a frequência do uso da chapinha, mas de modo geral, não é recomendado fazer o processo mais de 3 a 4 vezes na semana.

10. O uso de chapinha faz mal ao cabelo

Mito.  A chapinha não faz mal ao cabelo, mas não devemos esquecer de que seu uso deve ser feito após aplicação de produtos termoativados para proteger os fios e também não exagerar na frequência e na temperatura do aparelho. Também é importante realizar hidratações semanais ou quinzenais!