Cabelos brancos não têm hora marcada para aparecer, mas podem ser parcialmente evitados com algumas dicas! Confira quais são

Reportagem: Caroline Sarmento

cabelos-brancos

Cabelos brancos são genéticos e
só podem ser amenizados com tonalizantes e tintas
Foto: Calor Bessa

Com o tempo, a produção da coloração natural capilar fica menor e assim, os fios brancos aparecem. Mas a idade não é a única culpada pelos fios brancos. “Além da herança genética, os cabelos brancos podem aparecer quando ocorre uma queda capilar, aonde muitos fios caem de uma vez. O problema também pode ser consequência de vitiligo capilar e alopecia areata (redução dos pelos)”, explica Sheila Bellotti, terapeuta capilar e cosmetóloga (RJ).

Na realidade, a cabeleira branca aparece de acordo com a genética de cada um. O melhor medidor de tempo dos fios é analisar em quanto tempo os antecedentes da família (mães, avós, pais, etc) tiveram os cabelos brancos e assim já se preparar para o primeiro fio de cabelo branco.

Como evitar os fios brancos?

O estresse e até os exageros alimentares podem prejudicar o processo de crescimento e coloração natural dos fios. "O ideal é sempre investir em vitaminas, exercícios moderados, ter qualidade de vida razoável e evitar picos de estresse", indica a especialista.

Essas são apenas dicas que podem ajudar, mas na realidade não foi comprovado cientificamente que existe uma solução para prevenir os cabelos brancos. “Não há registro de vitaminas ou qualquer medicamento que faça com que os cabelos não deixem de ficar brancos”, explica a expert no assunto.

A solução mesmo é recorrer aos tonalizantes e tintas para pintar as madeixas, ou assumir a cabeleira branca. “Para quem quiser assumir os cabelos brancos, a dica é ficar atenta aos fios, para que eles não fiquem amarelados. Por isso, costumo indicar xampus específicos. Existem no mercado produtos que ajudam a nutrição celular e a laserterapia (reparação dos fios por meio de lasers) para oxigenação das células”, indica Sheila.