Ficar sem lavar os cabelos pode fazer mal à saúde? Veja o motivo e algumas dicas pala lavar a cabeleira

Reportagem: Caroline Sarmento

cabelos

Dicas para manter os cabelos smepre lindos e limpos
Foto: Danilo Borges / Realização: Tomaz Souza Pinto

Em uma entrevista recente, a cantora Adele revelou que fica até dois meses sem lavar os cabelos com xampu. A técnica é para dar volume às madeixas lisas. A britânica também contou que no período sem xampu, lava os fios apenas com água.

Antes de seguir a onda de Adele, saiba que ficar sem lavar os cabelos faz mal à saúde. A higienização dos fios (com água, xampu e condicionador) é feita para retirar as impurezas, controlar os fungos e bactérias que se acumulam no couro no dia a dia.

"Sem a higienização correta, os cabelos ficam com muita  oleosidade, o que pode provocar a queda dos fios e dar a sensação de perda capilar no dia da lavagem", explica a terapeuta capilar Sheila Bellotti.

Com a renovação capilar, fios caem e nascem todos os dias. Por isso, é preciso lavar os cabelos para ficar livre dos fios que não pertencem mais ao couro.

A ausência da lavagem alternada ou diária, provoca a permanência dos fios que caíram junto às madeixas novas. Assim, quanto mais tempo uma pessoa fica sem lavar a cabeça, maior é a sensação de que ela tem queda capilar.

De acordo com a especialista, não existem restrições para a lavagem diária dos fios. "No entanto, quando a pessoa lava os cabelos duas ou três vezes ao dia, pode retirar os nutrientes necessários à manutenção da saúde dos cabelos e da pele", alerta Sheila.

Molhar os cabelos não é hidratar!

Sheila destaca que lavar os fios somente com água, ou apenas molhar os cabelos, não é sinônimo de hidratação. "Nunca molhe os cabelos sem lavá-los corretamente porque estará proporcionando o aparecimento de futuras patologias, além de desidratar os fios", recomenda a especialista.