Para o bem da beleza, cada vez mais é possível encontrar produtos com proposta free-from (“livre de...”). Saiba o que é petrolato, parabeno e sulfato e entenda por que eles estão sumindo das fórmulas!

Por Mayara Neves | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira

A proposta free-from (“livre de...”) surgiu no universo da beleza para eliminar ingredientes ditos “agressivos” dos produtos mais comuns na nossa rotina de cuidados. A ideia é liberar a pele e o couro cabeludo de substâncias que podem irritá-los e deixá-los mais sensíveis. Marcela Buchaim, farmacêutica bioquímica, de São Paulo (SP), explica o que são esses ingredientes e por que eles estão desaparecendo das fórmulas:

Petrolato

Derivado do petróleo, é utilizado na produção de máscaras, condicionadores, loções e hidratantes. Ele “maquia” o efeito dos produtos, fazendo que pareçam emolientes, mas eles não conseguem penetrar nas camadas profundas dos tecidos. Pode ser alergênico e causar dermatite.

Parabenos

São os conservantes mais baratos do mercado, usados em praticamente todos os produtos da cosmética. Considerados cancerígenos, podem causar alergia. Por isso, na maioria dos países da Europa e da América do Norte, eles já não são mais utilizados.

Sulfato

Usado em xampus, é o responsável por produzir espuma durante a lavagem. Seu efeito é agressivo porque pode tirar a oleosidade natural e a camada protetora dos fios, que é o que os mantém saudáveis.

Quer conferir mais sobre cuidados de beleza? Então, corra para as bancas ou garanta a sua aqui!