A perda dos fios pode dizer muito sobre sua saúde. Fique atenta às possíveis causas da queda de cabelo!

Texto Vand Vieira | Adaptação Ana Paula Ferreira

Entenda como a queda de cabelo excessiva pode estar relacionada com sua saúde.

Foto: Shutterstock

Queda de cabelo excessiva pode dizer mais sobre sua saúde do que você imagina. “Quem perde acima de cem fios por dia deve procurar um profissional para investigar o problema”, orienta Calu Franco, dermatologista da clínica Haute Dermatologia e Estética, em São Paulo. Então, fique de olho no travesseiro, no ralo do boxe e na escova e confira possíveis causas da perda dos fios!

Diabetes, hipertensão, obesidade ou triglicérides altos

Podem gerar lesões nos vasos sanguíneos que irrigam o couro cabeludo, prejudicando a nutrição local e fragilizando os fios.

Lavagem errada

Oleosidade excessiva no couro cabeludo – por característica do seu tipo de cabelo ou por falta de higiene adequada – é terreno fértil para fungos que causam a descamação da região e a queda dos fios. O mais indicado é lavar o cabelo diariamente, de preferência, pela manhã, para que ele possa secar durante o dia. Evitar dormir com o cabelo molhado também é importante, pois a umidade também é um convite à proliferação de fungos.

Disfunções na tireoide

O hipotireoidismo lentifica o crescimento dos fios, além de deixá-los mais secos e grossos. Já o hipertireoidismo acelera a reposição celular do couro cabeludo, o que pode deixar o cabelo mais fino, oleoso e quebradiço.

Tabagismo

“O cigarro libera milhares de toxinas no organismo, e a nutrição dos folículos por onde os fios crescem fica comprometida”, explica Calu Franco. 

Quer saber dicas sobre treinos? Então corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!