Os fios tendem a ficar ressecados, quebradiços e com frizz após encarar uma temporada intensa de mar, cloro da piscina e exposição ao sol. Confira algumas receitas caseiras para recuperar o cabelo após o verão!

Por Ana Paula Ferreira

Receitas caseiras são boas opções para quem quer

economizar ou está sem tempo de ir ao salão

Foto Shutterstock

Com o fim do verão, o cabelo precisa de atenção redobrada, já que os fios tendem a ficar ressecados, quebradiços e com frizz após encarar uma temporada intensa de mar, cloro da piscina e exposição ao sol.

De acordo com a terapeuta capilar Cristiana Medanha, da clínica Sweet Therapy, é possível apostar em receitas caseiras para tratar e recuperar a saúde do cabelo. "Todas as receitas são testadas e dão resultado, porém, elas têm limitações. Geralmente, os produtos usados em casa não são de alta qualidade, e o couro cabeludo também não passa pela massagem capilar, que é essencial para o fortalecimento dos fios", explica a profissional.

Contudo, se você precisa economizar ou está sem tempo de ir ao salão de beleza, é possível reforçar e hidratar os fios com alguns ingredientes naturais. Abaixo, Cristiana ensina como preparar e aplicar 3 receitas que vão te ajudar nessa missão. Confira!

Detox Capilar

Ingredientes

Suco de um limão
2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (cuidado, deve colocar somente no couro cabeludo evitando a haste, já que abre as cutículas) 
1 colher de sopa de água
2 gotas de óleo essencial de alecrim ou cedro
2 gotas de óleo essencial de lavanda

Modo de uso

Coloque a mistura em um aplicador tipo bisnaga ou aplique delicadamente com um pincel em todo o couro cabeludo. Proceda com uma massagem no couro cabeludo e espere 15 minutos; Lave normalmente, faça uma vez por semana ou a cada 15 dias; 

Hidratante com mel e abacate

Ingredientes

3 colheres de mel 
2 colheres de óleo de coco 
½ abacate amassado

Modo de uso

Misture todos os ingredientes em um recipiente e aplique cinco dedos abaixo da raiz, mecha a mecha. Massageie todo o cabelo enquanto estiver passando a mistura. Deixe agir por 20 minutos e enxágue. Se quiser potencializar os resultados aqueça uma toalha e a coloque quente sobre os cabelos para potencializar a ação dos ativos.

Hidratação com babosa 

Ingredientes

Folhas de babosa
1 colher de manteiga de karité
Creme hidratante a sua escolha

Modo de uso

Retire a massa da babosa e separe, pode jogar a casca fora. Bata no liquidificador com uma colher desopa de manteiga de karité pura e misture a uma colher de qualquer creme hidratante. Passe no cabelo, aguarde 20 minutos e enxágue!