Toda mulher já precisou encarar um bad hair day, né? Nesta hora, saber identificar a causa e a solução para os problemas nos fios faz toda a diferença. Por isso, listamos 5 dicas infalíveis para seu cabelo nunca mais fazer você sofrer logo pela manhã!

Por Isabela Leal | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Cabelo tem muito a ver com estado de espírito. Ninguém merece levantar de manhã e dar de cara com os fios fora do lugar ou oleosos, franja torta, raiz levantada etc. Isso deixa qualquer mulher sem vontade de sair de casa. O “desastre”, inclusive, tem nome: bad hair day, que significa “dia de cabelo ruim”. Para ajudá-la a encarar a vida nessa hora de desespero, Rodrigo Cintra, cabeleireiro do Studio W Iguatemi, de São Paulo (SP), e coapresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT), dá cinco dicas infalíveis:

Frizz

Motivo: um dos grandes vilões, aparece por conta do uso incorreto da escova durante a secagem, esfregar a toalha nos fios para enxugá-los (em vez de pressioná-la com delicadeza) e banho com água quente. 

Solução: para secar, use uma escova redonda e sempre aplique protetor térmico. No bad hair day, lance mão de pomada em pasta ou em pó ou finalizador específico para frizz, assentando os fios rebeldes. Se tiver cabelos lisos, escolha um pente de madeira, que ajuda a reduzir o arrepiado.

Raiz oleosa

Motivo: uma série de fatores pode ser a causa:  água quente na lavagem, aplicação de condicionador na raiz sem removê-lo completamente e o uso de produtos incorretos (geralmente mais pesados) para o seu tipo de fio.

Solução: xampu seco. Borrife na raiz e escove, se os seus fios são lisos. No caso dos cacheados, aplique e massageie com as pontas dos dedos até o produto ser absorvido. Nunca use-o em dias seguidos, pois absorve demais a oleosidade e acaba ressecando os fios.

Franja espetada

Motivo: excesso de frizz, corte errado para o caimento do cabelo e secagem incorreta contribuem para o problema, que é ainda pior nas muito curtinhas. E por ser uma região que fica evidente vira um drama.

Solução: borrife um pouco de leave-in e depois penteie, seque ou ajeite com as mãos. Se não resolver e precisar de um help imediato, tenha na bolsa alguns acessórios como headbands ou grampos, assim você pode prendê-la. Mantenha o corte a cada 15 dias.

Fios desalinhados

Motivo: os cabelos compridos tendem a ficar amassados e embaraçados não só nas pontas, mas também perto do topo, especialmente se eles não secaram completamente na noite anterior (após a lavagem).

Solução: o embaraçado próximo à raiz se resolve prendendo os fios com um elástico frouxo antes de dormir. Outra opção é aplicar um óleo do comprimento até as pontas, sem tocar a raiz. Aquecer os cabelos com secador também ajuda a desamassá-los.

Cachos com aspecto pesado

Motivo: o problema pode estar no uso de produtos errados, que não sejam indicados para esse tipo de cabelo, na lavagem ou na aplicação excessiva de finalizadores, que acabam deixando resíduos acumulados.

Solução: lave os fios com xampu e condicionador para cabelos cacheados, não use água quente e enxágue completamente. Use pouca quantidade de leave-in em creme,  que deixa a cabeleira mais carregada, e priorize as versões em spray.

Quer conferir mais sobre cuidados com o cabelo? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!