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*Por Patricia Davidson Haiat

O especialista deve avaliar individualmente o caso de cada pessoa para indicar 

qual dieta atende suas necessidades / Foto Shutterstock

Fracionar a dieta é mais saudável do que fazer menos refeições?

Não necessariamente. Se você, por falta de organização, fica longos períodos sem comer e está sempre com muita fome quando vai se alimentar, talvez seja necessário acrescentar refeições intermediárias ao longo do dia. Em outros casos, porém, comer menos vezes pode ajudar a controlar a compulsão alimentar e facilitar a perda de peso. A avaliação é muito individual.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes.

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*Por Chico Salgado

O agachamento é o exercício mais indicado para

firmar a parte interna da coxa / Foto Fabio Mangabeira

Qual é o melhor exercício para firmar a parte interna das coxas?

Meu preferido é o agachamento sumô (em que as pernas ficam mais afastadas do que a largura dos quadris e os pés apontados para fora), embora o agachamento tradicional e o leg press também acionem essa área. 

Pode segurar uma anilha ou halter na frente do corpo para aumentar a sobrecarga, se tiver preparo para isso. Mas mesmo que já treine, não exagere no peso e aumente-o progressivamente.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Chico Salgado

Confira a melhor forma de conquistar resultados melhores no treino de braço

Foto Christian Parente

Para ter braços definidos é melhor fazer mais repetições ou aumentar a carga?

Não é o número de repetições ou a carga que fará com que o músculo fique definido se o seu percentual de gordura estiver alto. Ou seja, é preciso, primeiro, perder gordura para que, então, o músculo apareça. O ideal, portanto, é mesclar exercícios com peso (que estimulam a tensão muscular) e um número alto de repetições, para acionar o metabolismo

Realizar 12 repetições com carga moderada é o sufi ciente. Lembre-se: é o conjunto de uma boa alimentação e exercícios aeróbicos que irá ajudá-la a ter um corpo definido por completo.

*Chico Salgado é Personal Fighter e líder de uma das equipes mais disputadas do Brasil, a 
Chico Salgado Team. Treina famosas como Sabrina Sato, Grazi Massafera, Carolina Dieckmann, Bruna Marquezine e Giovanna Ewbank.

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*Por Eduardo Magalhães

Treinos leves e moderados são mais indicados para fumantes

Foto Shutterstock

 Sou fumante, mas faço atividade física. É uma maneira de amenizar os prejuízos do cigarro?

O sedentarismo é considerado o novo tabagismo e já representa a principal causa de mortes prematuras no mundo. Ou seja, se você ainda não conseguiu se livrar do vício, a prática de exercícios é quase uma obrigação. 

Mas não se trata de treinar excessivamente. As toxinas do cigarro reduzem a resistência à fadiga da musculatura esquelética, o que derruba a performance e favorece lesões musculares. 

Treinos leves e moderados são os mais indicados, pois ajudarão a melhorar a capacidade cardiorrespiratória, atenuando os prejuízos do tabagismo. O ideal é mesmo diminuir o cigarro, e não aumentar a quantidade de exercício.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

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*Por Patricia Davidson Haiat

Saiba se é verdade que as mulheres sentem mais fome durante o período menstrual

Foto Shutterstock

Tenho muito apetite quando estou menstruada. É normal?

Uma das alterações pelas quais o organismo passa nesse período é a queda nos níveis de serotonina, considerada um supressor natural da fome. Para produzi-la, o cérebro precisa de uma substância chamada triptofano, encontrada em alimentos como banana, chocolate, aveia e grão-de-bico. 

Além do triptofano, há uma necessidade maior de consumir alimentos ricos em magnésio, cálcio e ferro (carnes, leite, ovos, folhas verdes), já que a deficiência de minerais pode induzir a fome. Dica para domar a gula fora de hora: coma uma banana polvilhada com canela e chia. Além disso, vale realizar exames a fim de identificar possíveis carências nutricionais.

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*Por Chico Salgado

Saiba qual é a melhor hora para alongar o corpo

Foto Shutterstock

Posso fazer alongamento antes do treino de musculação?

Não é o momento mais indicado. Não há dúvida de que o alongamento traz benefícios para o corpo (relaxa os músculos e melhora a flexibilidade), mas precisa ser feito no momento adequado. 

Antes de treinar, prefira aquecer com alguns minutos de esteira ou bicicleta ou realizar alongamentos dinâmicos, como polichinelos, rotações de quadris ou corrida no lugar. 

O alongamento estático, em que você segura determinada parte do corpo em uma posição por alguns segundos, pode gerar um estresse muscular e acabar prejudicando o rendimento na musculação. Deixe-o para depois da aula e aproveite o relaxamento que ele proporciona.

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*Por Eduardo Magalhães

Entenda a relação entre exercícios e a produção

de radicais livres / Foto Shutterstock

É verdade que praticar exercícios aumenta a produção de radicais livres?

De modo geral, o fato de estarmos vivos e respirando estimula a fabricação de radicais livres, que aumenta conforme cresce a demanda por oxigênio. Durante a atividade física, quando o organismo utiliza mais oxigênio, não poderia ser diferente. 

Isso não quer dizer que praticar esportes seja ruim para a saúde, pelo contrário. Quem treina pesado deve cuidar da hidratação (repondo os líquidos perdidos) e da alimentação (ingerindo fontes de antioxidantes). 

Fazer a reposição de melatonina também é uma boa opção para atletas, pois esse hormônio protege o DNA celular contra os danos causados pelos radicais livres. Mas é preciso haver indicação e acompanhamento de um profissional.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

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*Por Eduardo Magalhães

Saiba como evitar os enjoos constantes / Foto Shutterstock

Sinto-me enjoada o tempo todo. Esse sintoma pode ser sinal de alguma doença?

Sim. Problemas hepáticos, hipertensão arterial, refluxo gastroesofágico, gastrite, doença celíaca e até mesmo as de fundo emocional, como os transtornos de ansiedade, causam enjoo.

Para evitá-lo, mantenha-se sempre hidratada e evite o consumo de café, refrigerante, soja, laticínios, trigo, álcool e açúcar. Se ele persistir, recomendo uma avaliação médica.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. 

 

 

 

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*Por Patricia Davidson Haiat

Fique atento aos dois tipos de problema!

Foto Shutterstock

Qual a diferença entre intolerância e alergia?

Na intolerância, o corpo apresenta reação a determinados alimentos consumidos com certa frequência, e essas manifestações podem ocorrer algumas horas ou até três dias após a ingestão. Ela também pode ser causada pela dificuldade do organismo em metabolizar determinado ingrediente ou nutriente, como é o caso da intolerância à lactose. Os sintomas mais presentes são relacionados ao trato gastrointestinal, como diarreia, gases e distensão abdominal. 

Na alergia, a pessoa manifesta os sintomas imediatamente após o consumo, o que se deve à liberação de anticorpos substâncias que têm como objetivo ajudar o organismo a combater o agente estranho - geralmente a proteína do alimentos, como o glúten ou a proteína do leite de vaca. Os sintomas vão desde diarreia e vômitos a problemas de pele e déficit de crescimento.

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*Por Chico Salgado

A dica para quem sofre com a asma nos dias secos é

treinar sempre de manhã / Foto Shutterstock

Tenho asma e sofro para treinar em dias secos. Como amenizar o desconforto?

Se o tempo árido normalmente dificulta a respiração durante prática de atividade física, imagine para os asmáticos, que possuem sistema respiratório mais inflamado em relação a quem não sofre com a doença. O melhor para essas pessoas é treinar no início da manhã ou no fim da tarde, quando a umidade do ar tende ser mais alta. 

Na academia, tente escapar de salas com ar-condicionado e fuja do vento saído do aparelho, que resseca ainda mais as vias respiratórias. E beba muita água, para manter as mucosas hidratadas. Outras dicas são limpar o nariz algumas vezes por dias com soro fisiológico e manter os ambientes doméstico e de trabalho livres de poeira, agente que pode desencadear crises. 

De qualquer maneira, seu professor precisa saber que você tem asma. Assim, ele vai poder elaborar um treino sob medida para seu nível de condicionamento, que não sobrecarregue seu sistema respiratório e mantenha a doença sob controle.

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*Por Eduardo Magalhães

Apesar de ser o hormônio do stress, o cortisol tem ações

positivas no organismo. / Foto Shutterstock

Sei que o cortisol é o hormônio do stress. Mas ele tem alguma ação positiva no organismo?

Podemos dizer que se trata de uma molécula essencial à vida porque é o hormônio da sobrevivência – sem ele, nosso corpo não teria como reagir frente a uma ameaça ou produzir energia adequadamente. No entanto, quando em excesso no organismo, seja por stress crônico, seja por uso de corticoides ou doenças da glândula adrenal, o cortisol pode levar à osteoporose, perda de massa muscular, diminuição da memória, supressão do sistema imunológico, retenção de líquido e diabetes. 

Uma curiosidade: o stress crônico faz a glândula adrenal perder a capacidade de manter o cortisol elevado. As consequências? Cansaço, irritabilidade, dor de cabeça, fadiga muscular, compulsão por alimentos supercalóricos e dificuldade de concentração. Terapias e outras atividades relaxantes (exercícios moderados, inclusive), sono de qualidade e bons hábitos alimentares são as melhores maneiras de manter o cortisol sob controle.

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*Por Eduardo Magalhães

Consumo excessivo de açúcar pode acarretar em um quadro de inflamação

crônica e aumentar o colesterol ruim / Foto Danilo Borges

Estar acima do peso significa ter colesterol alto ou pessoas magras também correm esse risco? 

Não há uma relação direta entre peso e colesterol. Esse tipo de gordura, aliás, oferece mais benefícios do que riscos à saúde: é importante para o funcionamento das células, a imunidade e a produção de vitamina D, que é essencial para a absorção de vários nutrientes.

Determinadas deficiências hormonais e um quadro de inflamação crônica (geralmente causado por consumo excessivo de carboidratos refinados, açúcar, refrigerante e óleos vegetais) têm mais a ver com o aumento do colesterol ruim do que o peso – e podem afetar qualquer pessoa, independentemente de sexo, estatura, idade ou composição corporal.

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*Por Patricia Davidson Haiat

Saiba quais alimentos podem piorar a gastrite.

Foto Shutterstock

Tenho gastrite. Quais alimentos devo evitar?

Café, pimenta, chocolate, alimentos enlatados, refrigerante, bebida alcoólica e frituras precisam ser evitados, já que tendem a irritar com mais facilidade a mucosa gástrica.

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*Por Eduardo Magalhães

Saiba se é comum sentir dor de cabeça no período pré-menstrual.

Foto Shutterstock

Sinto dor de cabeça todo mês antes de ficar menstruada. É normal?

Sim, isso ocorre com até 20% das mulheres em idade fértil. Na maioria das vezes, tem relação com o desequilíbrio hormonal que ocorre no período pré-menstrual, principalmente devido à queda do hormônio estrogênio, responsável por controlar os níveis de serotonina – em baixa no organismo, a substância provoca uma vasodilatação que pode estar por trás da dor de cabeça. Vale aumentar o consumo de alimentos ricos em ácido fólico, magnésio e triptofano como forma de compensar o déficit hormonal e a produção de serotonina – procure por algas e vegetais verde-escuros, abacate, oleaginosas, tâmara, lentilha, aveia e banana. 

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*Por Patricia Davidson Haiat

Veja quais alimentos podem combater gripe e resfriado.

Foto Divulgação

Que alimentos posso por no cardápio para evitar gripe e resfriado?

Vale a pena investir em alho, gengibre e própolis, que fortalecem o sistema imunológico e têm propriedades antifúngicas, antivirais e antibacterianas. O alho ainda possui uma substância chamada alicina, que atua como antioxidante e ajuda a combater vírus como os dessas doenças. O gengibre também contém zinco, mineral essencial para várias funções do organismo, e o própolis age como um eficiente antibiótico natural, que pode ser usado tanto para prevenir quanto para combater infecções.

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* Patricia Davidson Haiat

O consumo do açúcar pode influenciar o envelhecimento.

Foto Shutterstock

É verdade que o açúcar acelera o envelhecimento?

Sim. Quando você consome esse ingrediente, puro ou nas variadas formas em que ele se apresenta (doces, bolos, biscoitos, sucos artificiais e refrigerantes), ocorre no organismo um processo chamado glicação, em que uma molécula de açúcar se liga a uma de proteína, formando compostos que impedem que essas últimas atuem em suas devidas funções no corpo, como a regeneração da pele e do tecido muscular.

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*Por Eduardo Magalhães

Tire suas dúvidas sobre dificuldade para engravidar.

Foto Shutterstock

Após quanto tempo tentando engravidar devo me preocupar com problemas de fertilidade?

Depois de um ano, se você tiver até 35 anos, e de seis meses, se estiver acima dessa idade. A dificuldade para engravidar é algo que aumenta cada vez mais, chegando a afligir até 15% dos casais no mundo. O problema pode estar relacionado a várias causas, entre elas alterações na morfologia uterina, na espessura do endométrio ou por deficiência do hormônio progesterona. 

É importante ressaltar que 50% das causas de infertilidade feminina estão associados a distúrbios de ovulação, que têm relação direta com a obesidade e o acúmulo de toxinas no organismo. Portanto, quanto pior for o seu estilo de vida (com sedentarismo, alimentação desregrada, cigarro, álcool...), mais difícil será dar início a uma gestação.

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*Por Chico Salgado

Saiba como combater a celulite com atividade física.

Foto Morgade

Existe algum exercício eficiente para reduzir a celulite

A celulite é uma inflamação no tecido adiposo (que acumula gordura), normalmente resultante da combinação de um estilo de vida com alimentação ruim, sedentarismo e tabagismo (que interfere na circulação e nutrição dos tecidos), mas que também pode ser devida a fatores genéticos. 

Não há uma modalidade que vá agir especificamente sobre a celulite. Quando você troca hábitos ruins por outros mais saudáveis, a tendência é que sua composição corporal mude, ou seja, você perca gordura e adquira massa magra, o que compõe as condições necessárias para amenizar o aspecto dos furinhos.

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* Patricia Davidson Haiat

O abacate possui propriedades que oferecem a sensação de bem-estar.

Foto Shutterstock

O que eu como durante o dia influencia o humor no ato?

Não instantaneamente, mas, ao longo do dia, sim. Por isso, é importante priorizar alimentos fontes de nutrientes que servem como precursores de neurotransmissores responsáveis pelas sensações de bem-estar, disposição e felicidade.

Banana, castanhas, coco, abacate, canela, vegetais e açaí são alguns exemplos. Não é preciso consumi-los todos os dias, mas eles devem estar presentes em um cardápio diversificado. Também é bom evitar excesso de leite e seus derivados, açúcar, itens industrializados e à base de trigo. Esses ingredientes acidificam o organismo, interferindo na saúde intestinal além de na produção e no metabolismo dos hormônios do bem-estar.

*Patricia Davidson Haiat é nutricionista funcional e coautora de livros como Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. Tem entre suas principais clientes Bruna Marquezine, Paolla Oliveira, Giovana Antonelli, Sabrina Sato, Mariana Rios e Sheron Menezzes. 

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Por Patricia Davidson Haiat*

Saiba quais efeitos a cafeína pode causar no corpo.

Foto Shutterstock

Qual a vantagem de tomar café descafeinado?

A versão é indicada para quem gosta do sabor do café, mas quer ou precisa evitar cafeína por algum motivo ligado à saúde, como hipertensão. Isso porque a substância, que tem ação estimulante do sistema nervoso, pode provocar taquicardia e palpitações. 

No caso de dor de estômago ou gastrite, o problema é que a cafeína estimula a secreção de substâncias ácidas no trato gastrointestinal, o que pode causar desconforto. Quem sofre de insônia ou ansiedade também deve apostar na bebida descafeinada a fim de prevenir o agravamento dos sintomas. Mas nem por isso o café sem cafeína é de todo inofensivo: ele contém diclorometano, substância tóxica com potencial cancerígeno.

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*Por Eduardo Magalhães

Entenda qual a relação entre o açúcar e o diabetes.

Foto 123RF

Por que muita gente relaciona o consumo de açúcar ao diabetes?

Porque a causa da doença é a deficiência do organismo de produzir adequadamente a insulina, hormônio responsável por controlar a entrada de glicose (açúcar) nas células. Sem ela, a glicose fica livre na corrente sanguínea, o que interfere em vários processos do corpo e pode gerar complicações à saúde. 

Pessoas diabéticas não precisam regular apenas o consumo de doces e açúcar de mesa, mas também de carboidratos como massas, pães, grãos refinados, biscoitos, achocolatados e refrigerantes, além de outros derivados da cana-de-açúcar, como mascavo, demerara e melado, e mel.

*Eduardo Magalhães é nutrólogo e especialista em Medicina Preventiva e Integrativa. Todo mês, ele responde perguntas das leitoras em sua coluna. Você tem alguma dúvida sobre saúde? O expert responde! Envie a pergunta para perguntedrsaude@escala.com.br.

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Texto: Luciana Hruby | Adaptação: Nathália Henrique

O que é drug delivery?

Foto: Danilo Borges

Drug delivery é uma técnica para facilitar a entrada e potencializar a penetração de ativos no corpo ou no rosto, reduzindo o tempo necessário para que o resultado apareça e o número de sessões do tratamento em questão. A abertura de “portas” na epiderme é feita por meio de injeção, microagulhamento ou laser.

O primeiro método é antigo e doloroso, não sendo muito eficaz em grandes áreas. O segundo consiste em ‘rolinhos’ com diversas agulhas bem curtas, pode ser um pouco incômodo e deixar alguns pontos de sangue. Já o terceiro, mais avançado, é indolor e promove microlesões térmicas, deixando apenas leve vermelhidão na pele nos minutos seguintes”, explica Helena Costa, dermatologista (RJ).

Segundo a especialista, o drug delivery hoje é frequentemente utilizado para rejuvenescimento facial e de colo, tratamento de estrias, cicatrizes e olheiras, assim como ajudar na aplicação de substâncias no couro cabeludo para estimular o crescimento e o fortalecimento capilar.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 318

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Redação Corpo a Corpo | Adaptação: Nathália Henrique

Tomei a vacina da gripe no inverno passado.

Devo tomar de novo?

Foto: Freeimages

Sim! “A vacina da gripe possui anticorpos que ficam ativos de seis meses até um ano no organismo. Depois desse período, eles começam a declinar e a pessoa não pode se considerar protegida”, explica Maria Cristina Senna Duarte, diretora médica da Clínica de Vacinação Neovacinas (RJ).

Lembre-se de tomara vacina antes da chegada do inverno, pois ela demora até 15 dias após a aplicação para começar a fazer efeito e só alcança sua proteção máxima depois de 45 dias.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 318

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Texto: Patrícia Affonso | Adaptação: Nathália Henrique

Por que algumas dietas fazem os cabelos caírem?

Foto: Christian Parente

O fenômeno que faz os cabelos caírem durante algumas dietas, chamado eflúvio telógeno, é uma reação do organismo carente de vitaminas e minerais”, diz Suzana Vieira, endocrinologista do Centro Terapêutico Dr. Máximo Ravenna (SP). A reposição nutricional é imprescindível nesses casos.

Revista Corpo a Corpo Ed. 271

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Texto Cáren Nakashima | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Dentes

Dente do siso nem sempre precisa ser tirado

Foto: Danilo Borges

Devo tirar o dente do siso mesmo se ele não incomoda?

Nem sempre. Segundo Mário Groisman, dentista (RJ), membro da Academia Brasileira de Odontologia, o ideal é que seja feita uma análise do espaço disponível, pois ele pode empurrar os outros dentes (é preciso um raio X), e também se é possível fazer a limpeza corretamente – como o siso se localiza em uma área de difícil acesso, a tendência de acumular resíduos alimentares na região é maior, podendo gerar infecções.

Somente depois desse diagnóstico é possível determinar se a retirada é realmente necessária.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 317

 

 

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Texto: Helô Oliveira | Adaptação: Nathália Henrique

Qual o melhor horário do dia para comer doces?

Foto: Shutterstock

Se você é adepta de uma dieta que limita o consumo de carboidrato, o melhor horário para comer doces é de manhã ou logo após o almoço, para aproveitar o pico de insulina gerado pela refeição. Se não houver essa restrição alimentar, a preocupação deve estar na quantidade de calorias totais consumidas ao longo do dia. “É preciso balancear as refeições para chegar ao número calórico indicado pelo nutricionista. Se você sabe que vai a uma festa à noite, por exemplo, consuma menos calorias de manhã e à tarde”, afirma Carolina Ferraz, endocrinologista (SP).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 317

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