assine
fechar X

Cadastre seu e-mail e receba todas as novidades da Corpo a Corpo



Por Kelly Miyazato

Aposte nas dicas do especialista e saiba
se grávida pode curtir o Carnaval
Foto: freeimages 

Vamos combinar que gravidez não é doença, certo? Mas por outro lado, cuidados especiais são fundamentais para não colocar em risco sua a saúde e a do seu bebê. De acordo com Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, o primeiro passo é consultar o médico para que possa avaliar se não há qualquer restrição. Mesmo porque, as grávidas com sangramento, cólicas e outros incômodos devem ficar em repouso e evitar o agito dos dias de folia.

“Com o crescimento da barriga, o centro de gravidade pode se deslocar, tornando possível o desequilíbrio. Empurrões, quedas e pancadas na barriga, mesmo que sem querer, podem ocasionar um parto prematuro. Portanto, é preciso tomar cuidado com as aglomerações e os blocos de rua”, recomenda.

Outra dica é evitar o uso de salto alto, assim como é aconselhável dançar ao invés de pular. “Vale lembrar que o calor pode incomodar. Prefira usar roupas confortáveis, pois a tendência é o corpo inchar com o calor. Evite ficar muito tempo em pé. Locais fechados e aglomerados também podem levar à queda de pressão. Cuidado!”, alerta.

Respeitar os limites do seu corpo é essencial, afinal, os dias de folia costumam ser cansativos. “Priorize uma alimentação saudável e não descuide da hidratação”, reforça.

Mediante a liberação médica para a diversão durante o Carnaval, divirta-se. “O bebê sente o ânimo da mãe na barriga! Lembre-se também que ele é capaz de ouvir as músicas. Então, não estranhe se o neném se sentir incomodado, por exemplo, com a altura dos batuques e das marchinhas”, conclui.

 

*Agradecimentos ao Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, pós-graduado em ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica e pós-graduado em perícias médicas.

 

 

Continue Lendo >>

Texto: Patrícia Affonso | Adaptação: Nathália Henrique

Por que algumas dietas fazem

os cabelos caírem?

Foto: Danilo Borges

A queda dos cabelos durante a dieta, é causada pelo fenômeno chamado eflúvio telógeno. Se trata de uma reação do organismo carente de vitaminas e minerais”, diz Suzana Vieira, endocrinologista do Centro Terapêutico Dr. Máximo Ravenna (SP). Para evitar a queda dos fios, a reposição nutricional é imprescindível. 

Revista Corpo a Corpo | Ed. 271

Continue Lendo >>

Texto: Patrícia Affonso | Adaptação: Nathália Henrique

Estou de dieta. Tenho que banir a pizza do cardápio?

Foto: Danilo Borges

"Não, mas o consumo de e pizza durante a dieta deve ser esporádico e com a ingestão de duas fatias, no máximo. Opte pelas versões mais lights como atum, marguerita, rúcula com tomates, shiitake, escarola e frango com champignon”, diz Patricia Davidson Haiat, nutricionista (RJ).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 284

Continue Lendo >>

Texto: Patrícia Affonso | Adaptação: Nathália Henrique

Por que sentimos vontade de comer doces durante a TPM?

Foto: Danilo Borges

No período que ocorre a temida TPM, há alterações hormonais como a queda da serotonina, responsável pela sensação de bem-estar. O impulso, então, é de ingerir carboidratos simples, como os doces em geral, que dão prazer”, afirma Gabriella Pereira, nutricionista da academia SettCoaching (SP).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 281

Continue Lendo >>

Texto: Patrícia Affonso | Adaptação: Nathália Henrique

Existe horário mais adequado para se pesar?

Foto: Danilo Borges

Depois de uma refeição média com bebida, o peso pode aumentar em torno de 500 gramas. Se pesar, então, pode ser um susto! O melhor horário para subir na balança é ao acordar, quando o organismo elimina a urina e, em algumas pessoas, as fezes, resultando emu m número mais real” diz Luciana Harfenist, nutricionista (RJ).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 282

 

Continue Lendo >>

Por Kelly Miyazato

Descubra porque o banho frio faz bem à pele
Foto: Danilo Borges

Sabemos que a proteção da pele é fundamental com os altos níveis nos índices de intensidade dos raios ultravioletas. Embora por outro lado, temperaturas acima dos 30ºC ajudam a esfriar a cabeça, na hora de tomar banho frio, não é verdade?

De acordo com Samantha Enande, dermatologista (SP), além da refrescância,  as temperaturas que variam de morna a fria são ideais e extremamente benéficas à saúde da tez. "O banho frio tem efeito vasoconstritor, ou seja, diminui a irrigação sanguínea e consequentemente inchaços, além disso, também evita a desidratação da pele", afirma.

Samantha explica que ao optar pela água quente, ocorre a dilatação dos poros, principalmente da área do rosto, ao infiltrar calor externo na pele. “Portanto, ao sairmos de um banho mais frio, sofremos um processo inverso ao do banho quente. Os vasos se contraem durante o banho e dilatam quando saímos na temperatura ambiente. Com isso, a capacidade eliminadora da nossa pele atinge um nível máximo, eliminando as toxinas do sangue, permitindo, assim, uma higiene interna”, conclui.

 

*Agradecimentos à Samantha Enande, dermatologista.

 

Continue Lendo >>

Texto: Patrícia Affonso | Adaptação: Nathália Henrique | Foto: Marcelo Resende

Tomar sopa antes das refeições

ajuda a emagrecer?

Sim. A sopa é uma refeição que ajuda no processo de emagrecimento, pois ela preenche o estômago e sacia a fome. Assim, a pessoa tende a comer menos e a montar um prato mais saudável”, diz Marina Capella, nutricionista da Clínica Dicorp (RJ). Mas atenção: a sopa não deve ser muito calórica ou gordurosa.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 283

Continue Lendo >>

Texto Bárbara Rossi | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

BB cream

BB Cream pode substituir o protetor solar quando possuir 

FPS 30

Foto: Danilo Borges 

BB Cream substitui o filtro solar?

Depende. Com a radiação solar cada vez mais intensa, o recomendado é que se aplique um protetor com FPS 30 ou ainda mais alto, caso você vá ficar sob o sol por tempo prolongado. Ele ainda deve atuar contra os raios UVA, que penetram profundamente na pele e são os principais responsáveis pelo fotoenvelhecimento cutâneo (traduzindo: rugas, manchas, flacidez, etc.).

Portanto, se o BB ou o CC Cream que você tem cumpre essas duas exigências, então é possível fazer a troca. “Procure saber também se a fórmula é resistente à água e ao suor. Caso contrário, evite usá-la na praia ou na piscina”, aconselha Gabriella Vasconcellos, dermatologista (RJ).

Segundo Daniel da Costa, dermatologista (RJ), a quantidade aplicada é importante para garantir uma proteção eficiente e deve ser equivalente a uma colher de chá. Não se esqueça também de reaplicar a cada duas horas. Uma boa notícia é que o mercado de proteção solar está unindo o melhor dos dois mundos e já oferece produtos leves, com alta proteção contra raios UVA e UVB, capacidade de tratar a pele, além de cobrir imperfeições.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 312

Continue Lendo >>

Texto: Fabiana Gonçalves | Adaptação: Nathália Henrique

Para que serve o primer?

Foto: Danilo Borges

O primer é usado antes da base e serve para potencializar o efeito dela, assim como ajuda a uniformizar a pele, corrigir imperfeições e preencher linhas finas e rugas. Se a mulher quer um efeito bem natural durante o dia, pode usá-lo sozinho, sem haver a necessidade da base”, afirma Anderson Bueno, maquiador e visagista, responsável pelo visual do espetáculo Hair Spray (SP). 

Revista Corpo a Corpo | Ed. 256

Continue Lendo >>

Texto: Heloísa Noronha | Adaptação: Nathália Henrique

Pele oleosa demora mais para envelhecer?

Foto: Danilo Borges

Mito. De acordo com a dermatologista Carla Albuquerque (SP), a pele oleosa, por ter uma lubrificação natural maior que a pele normal e seca, pode camuflar melhor as linhas e rugas.

No entanto, não podemos nos limitar ao tipo de pele. Fatores que determinam o tempo que a pele vai envelhecer são genética, cor da pele, histórico de exposição ao sol sem proteção adequada, estresse, tabagismo, consumo de álcool e hábitos alimentares errados.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 255

Continue Lendo >>

Por Kelly Miyazato

Entenda porque a dieta mediterrânea é considerada uma das melhores
Foto: freeimages

Você procura por uma um cardápio variado e saudável? De acordo com Luciano Negreiros, endocrinologista, a dieta mediterrânea é considerada inteligente e apresenta bons resultados. “Ela possui alimentos com fontes de vitaminas, minerais, ácidos graxos mono e poli-insaturados, fibras e antioxidantes. Além disso, conta com a vantagem do baixo consumo de alimentos ricos em gordura saturada, como as carnes vermelhas e produtos lácteos gordurosos, diminuindo assim, o risco de doenças cardíacas e diabetes, aumentando a longevidade”, explica.

Negreiros afirma que a reeducação alimentar proposta por essa dieta faz que você aprenda a optar por melhores escolhas, ao ter uma alimentação variada, consequentemente eficaz no emagrecimento saudável e duradouro.

 

*Agradecimento ao Luciano Negreiros, endocrinologista e autor do livro “Emagrecimente”.

 

Continue Lendo >>

Redação Corpo a Corpo | Adaptação: Nathália Henrique

Qual é o treino ideal para cada biotipo?

Foto: Shutterstock

É importante um equilíbrio na prescriçãodo treinamento e da dieta. Algumas pessoas têm tendência a ganhar ou perder massa com mais facilidade, por isso é bom conhecer estes dados antes de prescrever o exercício para a aluna. Por exemplo, o biotipo das mesomorfas, aquelas com mais massa muscular, se dão melhorem atividades de força e explosão muscular. As endomorfas, conhecidas como “gordinhas”, costumam ter facilidade em exercícios de endurance (resistência). Já as ectomorfas, pessoas magras e altas, são ágeis, destacando-se em corridas de longa distância”, afirma Marco Antônio, coordenador da Academia da Praia (RJ). 

Revista Corpo a Corpo | Ed. 262

Continue Lendo >>

Texto: Karine César | Adaptação: Nathália Henrique

Apenas a musculação pode aumentar a

massa muscular de uma pessoa?

Foto: Caio Mello

Segundo Ronaldo Conceição Leite, professor de musculação da Academia Vila Olímpica (SP), esta não é a única modalidade que contribui para o aumento da massa muscular. Atividades como a natação, a ginástica e o pilates colaboram para uma hipertrofia moderada.

Porém, de todos os exercícios citados, a musculação é a mais eficiente para um aumento significativo da massa e da força. Isso acontece devido aos métodos de treinamento, que estimulam adaptações especiais da fibra muscular, à diversidade de aparelhos e à sobrecarga possível nos exercícios.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 261

Continue Lendo >>

Texto: Heloísa Noronha | Adaptação: Nathália Henrique

Para quem é indicada a depilação com linha?

Foto: Danilo Borges

Segundo Patrícia Marques, esteticista do Tampopo Hair Cutting Team (SP), o método é recomendado para pessoas com peles sensíveis ou alérgicas à cera ou com tendência à foliculite. Ela afirma que esse tipo de depilação evita manchas e flacidez e tem um efeito progressivo.

Os pelos vão ficando cada vez mais finos e demoram para crescer, já que os fios são profundamente retirados”, destaca. A depilação com linha pode ser feita em regiões como rosto, sobrancelhas, axilas e buço. Pessoas com peles com muita acne, dermatite de contato em placas e adeptas da descoloração dos pelos não devem se submeter à técnica.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 254

Continue Lendo >>

Texto: Patrícia Affonso | Adaptação: Nathália Henrique

Beber água gelada emagrece?

Foto: Shutterstock

Você adora tomar água gelada nos dias de calor? Então, saiba que você pode estar auxiliando o processo de perda de peso sem perceber! Quando ingerimos água gelada, nosso organismo se mobiliza para elevá-la à temperatura interna do corpo, que varia de 36,5º C a 37º C. “Esse processo gasta energia e auxilia o emagrecimento”, conta Karyna Pugliese, nutricionista da Clínica Dr. José Bento de Souza (SP).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 266

Continue Lendo >>

Por Kelly Miyazato

Saiba como é possível engravidar após os 40 anos
Foto: freeimages 

A gestação após os 35 anos torna-se mais difícil e arriscada, mas não é considerada impossível. Segundo Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, a fertilidade da mulher diminui já que após uma certa idade a qualidade de óvulos tende a diminuir. Embora, a gestação tardia tem se tornado cada vez mais comum.

Mantelli explica que para casos de gravidez após os 40 anos, o acompanhamento médico, desde a concepção do feto, é extremamente importante e deve ser muito mais intenso e constante. “As futuras mães devem realizar avaliações para detectar problemas na tireoide e também, ficar atentas à pressão arterial. E durante a gestação, dar atenção dobrada ao ecocardiograma fetal e ao ultrassom morfológico, que detecta doenças genéticas. Além disso, apostar em uma boa alimentação, manter os cuidados com a saúde para evitar problemas como diabetes, hipertensão, alterações cardiovasculares e realizar os devidos procedimentos pré-natais, as perspectivas de uma gestação sem riscos são as mesmas de uma gestante mais jovem”, conclui.

 

*Agradecimentos ao Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, pós-graduado em ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica e pós-graduado em perícias médicas.

Continue Lendo >>

Redação Corpo a Corpo | Adaptação: Nathália Henrique

Devo praticar musculação antes ou

depois do treino aeróbico?

Foto: Shutterstock

Se o objetivo for perder peso, o melhor é fazer a musculação antes do aeróbico, ou mesmo optar por um circuito misturando os dois. Entre sessões de braço e de perna, podemos colocar séries de cinco minutos de esteira ou bike.

Durante a atividade física, você usa os combustíveis do corpo, como carboidratos, glicose e gordura. "Começando pela musculação, a aluna já entra no aeróbico com o corpo preparado em condição de treino, e a queima calórica é mais alta", garante Rodrigo Aguiar, personal trainer da A! Bodytech (RJ). 

Revista Corpo a Corpo | Ed. 270

Continue Lendo >>

Por Kelly Miyazato

Entenda mais sobre os riscos dos tombos durante a gestação
Foto: freeimages

Quando está grávida, o bebê é protegido por uma bolsa cheia de líquido amniótico e dentro do útero, na barriga da mãe. Segundo Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, embora possa parecer seguro, não é o suficiente para que esteja ausente de riscos. “Em caso de tombos da gestante, se a barriga bater no chão ou sofrer qualquer pressão pode haver perigo. Apesar dos riscos serem mínimos, dependendo do caso, pode haver um descolamento prematuro de placenta, o que pode colocar em risco a vida do bebê e da mãe. De qualquer forma, quando ocorrer situações como essa, o indicado é procurar atendimento médico o mais rápido possível, para que ele investigue através de alguns exames se está tudo bem com ambos”, explica.

*Agradecimentos ao Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra, pós-graduado em ultrassonografia Ginecológica e Obstétrica e pós-graduado em perícias médicas.

 

 

 

Continue Lendo >>

Texto: Patrícia Affonso | Adaptação: Nathália Henrique

Quantas vezes por semana podemos comer ovo?

Foto: Shutterstock

O consumo pode ser feito até quatro vezes na semana. Se possível, privilegie as claras, que são menos calóricas. Porém, não utilize o ovo para substituir a carne continuamente. Ele tem menos ferro”, diz André Pellegrini, nutricionista do Centro de Bem-Estar Levitas (SP).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 279

Continue Lendo >>

Por Kelly Miyazato

Aposte nas dicas da especialista para evitar os
riscos de emprestar maquiagem
Foto: Danilo Borges

Sabemos que a importância de ficar atenta em relação ao vencimento das maquiagens é imprescindível e, o ideal é jamais emprestar os itens, pois pode causar inflamações na pele. “O problema de emprestar tem a ver com o fato de cada pessoa ter seu marcador biológico personalizado de flora bacteriana na pele. Quando usamos um objeto que foi utilizado por outra pessoa, estamos transferindo e recebendo bactérias não usuais da nossa flora. Tudo o que é desconhecido pode causar um 'estranhamento' pelo organismo e isto gera uma reação inflamatória. Esta reação varia na sua potência, podendo ser leve, moderada ou grave, e isto pode ser prejudicial ao nosso organismo”, explica Gabriella Correa de Alburquerque, dermatologista e coordenadora de cosmiatria da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro.



*Agradecimentos à Gabriella Correa de Alburquerque, dermatologista e coordenadora de cosmiatria da Sociedade de Dermatologia do Rio de Janeiro.

Continue Lendo >>

Texto Heloísa Noronha | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

hipoalergênico

Hipoalergênico é diferente de não comedogênico

Foto: Danilo Borges

Qual é a diferença entre hipoalergênico e não comedogênico?

“Produto hipoalergênico é aquele que utiliza substâncias que não provocam alergias. Já os cosméticos não comedodênicos são, em geral, destinados à pele e não obstroem os poros, evitando a formação de comedões e acne.”

Especialista consultada: Denise Steiner, dermatologista (SP).

 

 

Continue Lendo >>

Texto: Karine César | Adaptação: Nathália Henrique

A maquiagem com protetor solar substitui o uso do filtro diário?

Foto: Danilo Borges

Depende. Para que isso aconteça, é preciso que o fator de proteção do filtro existente no make esteja de acordo com a necessidade do fotótipo da pessoa. Mas se a pele for muito clarinha e o fator de proteção da maquiagem, baixo, é necessário usar um filtro solar junto”, aconselha Sara Bragança, dermatologista (RJ).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 293

Continue Lendo >>

Texto Heloísa Noronha | Adaptação Rebecca Nogueira Cesar

Amamentar com silicone

O silicone não interfere na hora de amamentar

Foto: Danilo Borges

Quanto tempo devo esperar para amamentar, após colocar implante de seios? E é verdade que o silicone altera o leite materno?

R. “Seis meses após a cirurgia a mulher já pode amamentar normalmente. É importante ressaltar que, apesar do que se diz por aí, o silicone não altera as propriedades do leite materno, não muda seu gosto nem o seca, prejudicando a alimentação do bebê. Tudo isso é só um mito. O implante não interfere na qualidade ou no sabor do leite materno porque o silicone é um gel de alta coesividade, que não ultrapassa a membrana da prótese. Além disso, o implante fica abaixo da glândula mamária e não tem nenhum contato com o leite. Também não existe nenhuma cirurgia que altere a composição do leite materno, que é hormônio-dependente.”

Especialista consultado: Lecy Marcondes Cabral, cirurgião plástico do Hospital e Maternidade Israelita Albert Einstein (SP)

Revista Corpo a Corpo | Ed. 256

Continue Lendo >>

Texto: Karine César | Adaptação: Nathália Henrique

Como deve ser a respiração na hora da atividade física?

Foto: Caio Mello

Segundo o professor da Bio Ritmo (SP), Luciano Sanchez, o correto é usar o abdome para respirar e, assim, aumentar o fluxo interno de ar no organismo. A respiração começa pelo nariz, de forma suave e constante, para que o ar seja aquecido e chegue aos pulmões de forma branda.

Enquanto a expiração deve ser realizada pela boca, mas sem forçar a saída do ar. Ela deve acontecer pelo relaxamento da musculatura. Este tipo de respiração auxilia no conforto do exercício e, também, na manutenção da frequência cardíaca, retardando a fadiga.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 275

Continue Lendo >>

Texto: Patricia Affonso | Adaptação: Nathália Henrique

Na falta da fruta, posso aderir às polpas

para fazer meu suco?

Foto: Danilo Borges

Sim, é uma opção viável. Melhor ainda é fazer sua própria polpa congelada com frutas da estação, liquidificando-as e congelando em forminhas de gelo. Depois, é só bater um cubinho com um pouco de água. Nem precisa adoçar”, ensina Paula Leme, nutricionista (SP).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 285

Continue Lendo >>

Texto: Karine César | Adaptação: Nathália Henrique

É melhor esfoliar a pele pela

manhã ou à noite?

Foto: Danilo Borges

O horário mais correto para esfoliar a pele é à noite, pois se a tez ficar irritada com o procedimento, ela não corre o risco de ficar manchada pelo sol. Agora, se optar por fazer o processo de manhã, esfolie de uma forma mais leve e, em seguida, aplique o filtro solar”, aconselha Annia Cordeiro Lourenço, dermatologista (PR).

Revista Corpo a Corpo | Ed. 275

Continue Lendo >>