Os cuidados pós-cirurgia de abdominoplastia ou lipoaspiração são essenciais para garantir um resultado satisfatório ao paciente. Confira!

Redação Corpo a Corpo | Adaptação: Nathália Henrique

Cuidados pós-cirurgia garantem resultado positivo

Foto: Danilo Borges

Ter indicação correta para se submeter a uma abdominoplastia ou lipoaspiração e escolher um profissional habilidoso para realizá-las faz toda a diferença para o sucesso desses procedimentos cirúrgicos. Mas obter um resultado satisfatório não se resume apenas a isso. “É preciso ter em mente que a busca da silhueta desejada não acaba com o ato operatório. Obedecer a algumas orientações é fundamental e, caso não sejam seguidas, podem gerar consequências negativas para a paciente”, alerta Márcio Castan, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (RS).

A drenagem linfática é uma das indicações para ajudar a reposicionar o tecido no local correto, evitando fibroses e irregularidades na barriga. “O uso de cintas modeladoras auxilia na retração da pele e a reduzir o inchaço na região”, afirma Karla Assed, dermatologista e membro da Academia Americana de Dermatologia (RJ). Você ainda deve fazer repouso relativo por uma semana, hidratar-se bem e manter as cicatrizes cobertas por esparadrapos com microporos durante seis meses, contribuindo para uma melhor recuperação das feridas. “Voltar à rotina de exercícios rigorosos só depois de 30 dias da cirurgia e, ainda assim, com liberação médica”, observa Márcio Castan.

Revista Corpo a Corpo | Ed. 309