Especialista esclarece todas as dúvidas sobre a de prótese de silicone. Saiba mais sobre essa cirurgia plástica

Por Nathália Henrique

Saiba mais sobre a prótese de silicone

Foto: Danilo Borges

Atualmente muitas mulheres aderem a prótese de silicone ou ao menos sentem vontade de aumentar o tamanho dos seios. Mas antes de qualquer decisão, é necessário entender tudo sobre o assunto para que não fique nenhuma dúvida. O cirurgião plástico André Colaneri, especialista e membro pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, esclarece alguns questionamentos sobre a segurança dos implantes

Os implantes de silicone são seguros?

Eles passam por uma revisão tecnológica, onde são feitos vários testes e tem que ter a aprovação da Invisa (Instituto Vida e Saúde). Então, os que são certificados são muito seguros.

É necessário trocar o implante após 10 anos?

Sim, porém hoje elas duram mais. Então é preciso fazer uma avaliação, um segmento com exames pois um dia terão que ser trocados.

O implante pode estourar ou romper? Quando isso acontece?

É muito difícil um implante de qualidade romper, por ser muito resistente. Mas com o tempo ele sofre um desgaste natural e cada vez mais fica suscetível ao rompimento. Por isso que a troca é importante depois de um certo tempo.

Quem usa implante perde a sensibilidade dos seios?

Existe uma alteração da sensibilidade, geralmente transitória pois machuca alguns nervos, como em uma cesárea.

Quem usa implante de silicone pode amamentar?

Sim, todas as técnicas da prótese de mama possibilitam a amamentação. As glândulas continuam intactas. Seja embaixo da glândula, embaixo do músculo ou indo pro plano.

Quem usa implante pode fazer mamografia?

Pode e deve fazer a mamografia. O acompanhamento de prevenção do câncer de mama é fundamental. 

É verdade que o silicone pode se deslocar?

Durante a fase de cicatrização existe um espaço em que o silicone pode ficar móvel. Por isso que é preciso tomar alguns cuidados, mas depois de dois meses não sai mais do lugar.

Quais são os cuidados no pós-operatório?

No período de cicatrização deve-se evitar mexer na área operada. Evitar deitar de lado, fazer alguns esportes e se movimentar demasiadamente. Deve-se usar o sutiã para segurar a prótese no lugar dela. 

O tamanho deve ser escolhido de acordo com o biótipo de cada mulher?

Para o melhor resultado, deve-se adequar a prótese ao tipo de mama. Mamas diferentes, terão próteses diferentes.