O botox é um tratamento estético que promete suavizar as indesejadas rugas e linhas de expressão. Saiba mais sobre esse procedimento

Por Nathália Henrique

Saiba mais sobre o botox

Foto: Danilo Borges

Quando a idade chaga é inevitável: com ela temos também linhas de expressão e as rugas. O processo é natural, mas para quem quer rejuvenescer, principalmente na região dos olhos e da testa, o botox é uma boa indicação. De acordo com a dermatologista Maria Kotzias, da MK Derma, o tratamento traz resultados mais visíveis e rápidos que os cremes, mas ele depende de avaliação e indicação médica. 

A Toxina Botulínica é uma neurotoxina extraída da bactéria Clostridium Botolinium. Aplicamos nos músculos para relaxar ou diminuir sua contração de maneira temporária, resultando em uma diminuição das rugas de expressão. Como a aplicação diminui a contração do músculo, a pele fica menos irregular, o que determina na suavização das rugas na área”, explica a dermatologista. 

Além da idade, outros fatores podem acentuar seu aparecimento. Entre eles a exposição inadequada ao sol, má alimentação e tabagismo, além da contração natural dos músculos do rosto. “Muitas pessoas têm o hábito de franzir a testa ao se expressar. Com o tempo, essas contrações geram marcas na pele. O mesmo acontece ao redor dos olhos, resultado da tensão gerada na área quando sorrimos ou forçamos a vista”, revela. 

A Toxina é injetada nessas rugas e age como bloqueadora neuromuscular, impedindo parcial ou totalmente a contração do músculo. “É preciso saber que este bloqueio é temporário, pois nosso organismo constrói novas vias de transmissão depois de um período. O efeito é duradouro, mas não permanente”, completa a dermatologista.

Geralmente, a indicação médica é que o procedimento seja feito a partir dos 25 anos, mas varia de acordo com cada paciente. “É um tratamento estético, então depende muito da vontade de cada pessoa. Cabe a ela escolher um bom dermatologista para fazer as aplicações, sempre com segurança em relação à higiene, técnica e procedência do botox e, cabe a nós médicos, a responsabilidade de prescrever o tratamento, sempre ciente das condições de cada paciente, se ele é alérgico ou não, se a mulher está grávida ou amamentando. Tudo isso é fundamental para a realização do procedimento”.

Resultados

Os primeiros resultados já podem ser percebidos depois de dois dias da aplicação, mantendo-se estáveis durante um período de quatro a seis meses. “Essa é uma média, o resultado depende de paciente para paciente”, explica. Os intervalos entre as aplicações devem ser de, no mínimo, três meses para que o a toxina não perca seu efeito. Desde que realizada por um profissional qualificado e com boa experiência neste procedimento, a aplicação de botox é considerada um tratamento seguro.