O 69º Encontro Anual da Academia Americana de Dermatologia mostrou as novidades que prometem virar aliadas da beleza feminina. Veja o que há de mais moderno em cosméticos e tratamentos estéticos

Reportagem: Kátia Neves
Realização: Tomaz Souza Pinto

Novidade em cosméticos

Fique de olho nas novidades cosméticas que chegam em 2012
Foto: SXC

Em busca de novidades, os maiores nomes da dermatologia mundial participaram do 69º Encontro Anual da Academia Americana de Dermatologia, realizado neste ano nos Estados Unidos. Confira o que vem por aí!

Creme antimanchas

Lignina Peroxidade. Esse é o nome da nova enzima para uso tópico (pode ser manipulada no creme noturno) que promete combater as manchas da pele, e pode ser usada durante a gravidez. O produto pode ser usado duas vezes ao dia e a promessa, segundo sua fabricante, a Syneron, é de uma pele mais clara e homogênea em 28 dias.

Laser home care

O laser fracionado para uso doméstico PaloVia é um aparelho que emite pulsos curtos, que estimulam a produção de fibras de colágeno e elastina. Ele pode ser utilizado em casa, diariamente. "Esse laser atua prevenindo e reduzindo manchas e rugas finas ao redor dos olhos", explica o dermatologista João Carlos Pereira, da Clínica Derm (SP).


Toxina botulínica em gel

Usada há mais de 20 anos na dermatologia cosmética para tratar rugas de expressão, a toxina botulínica ganhou uma nova versão: gel-creme. "O produto promete agir na redução de marcas de expressão e pequenas linhas ao redor dos lábios", aconselha a dermatologista Valéria Marcondes (SP).

Legato: aparelho mil e uma utilidades

Depois do sucesso da criolipólise para a eliminação da gordura localizada pelo frio, agora chegou o Legato, um aparelho que combina radiofrequência fracionada e infusão transepidérmica. "A primeira proporciona microperfurações na pele. Em seguida, aplica-se a substância química, que pode ser redutora para tratar celulite e gordura localizada. Após essa aplicação, utiliza-se uma ponteira de ultrassom, que vai fazer que essas substâncias penetrem nos microfuros e atinjam o local a ser tratado", explica o dermatologista Alexandre Filippo (RJ). A grande diferença do Legato é sua ponteira de ultrassom chamada de Impact, que faz que o medicamento penetre até a derme, potencializando o tratamento.

Ponteiras de radiofrequência e ultrassom

As novas ponteiras UniFace e UltraFace são o que há de mais moderno para eliminar flacidez e gordura facial. Segundo o dermatologista Jardis Volpe (SP), a primeira ponteira é de ultrassom, que elimina a gordura, e a segunda, de radiofrequência, que promove uma drenagem dos líquidos. "A associação delas define o contorno facial, melhorando as chamadas bolsas de 'buldogue'." São indicadas de 4 a 6 sessões, com intervalos quinzenais.


Cosmético com íons

O Sublime Energy, da RoC, promete uma pele mais viçosa, firme e com menos rugas. "O produto possui uma tecnologia chamada bioeletricidade, que estimula os íons da pele, facilitando a comunicação entre as células, e impulsiona a produção de colágeno", conta a dermatologista Marcela Studart (RJ). 

Depilação universal

As loiras já podem comemorar. Agora, a depilação definitiva pode ser feita em fios brancos e loiros, graças ao novo aparelho Selectif Pro. "Ele também é indicado para áreas sensíveis como orelhas, sobrancelha e buço", comenta a dermatologista Daniela Nunes, da Slim Clinique (RJ).