Alguns cuidados são essenciais para garantir que a pele fique saudável e bonita mesmo com a exposição ao sol durante o verão. Esclareça estas 15 dúvidas sobre o assunto e se proteja!

Texto Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock

Fique atenta a saúde da pele durante o verão

Foto Shutterstock



As temperaturas altas e a exposição ao sol durante o verão exigem cuidados redobrados quando o assunto é a saúde da pele. Além disso, ainda temos aquela preocupação com as estrias e celulite ao colocar o biquíni.

Para passar esta temporada sem neuras e com o corpo bronzeado e saudável, tiramos 15 dúvidas comuns com a esteticista Patrícia Souza, do salão Image Hair Studio, de São Paulo, sobre os cuidados com a pele. Confira e cuide-se!

1.Por que a pele descama tanto no verão?

“Geralmente a pele descama mais facilmente porque é mais frágil à agressões severas como clima quente e até mesmo clima frio, por isso, é necessário hidratar bem”, responde Patrícia.

2. Qual a forma correta de passar cremes no corpo e no rosto?

“O primeiro passo é saber qual o creme ideal para o seu tipo de pele. Para passar no rosto o movimento deve ser de dentro para fora e no corpo de baixo para cima, movimento antigravitacional, para que não haja envelhecimento precoce da pele”, salienta a profissional.

3. Os cremes de rosto e corpo devem ser diferentes? Por que e quais suas diferenças? 

“Sim, eles são diferentes por causa do PH de cada região. O PH do rosto, do corpo e do couro cabelo são diferentes. Se utilizar o creme de maneira incorreta pode dar oleosidade, ressecamentos, seborreia e outras ocorrências. Então o certo é ter o equilíbrio do PH ideal para cada área”, aponta.

4. Como fazer drenagem linfática em casa?

“Os movimentos devem ser feitos da maneira correta, de forma lenta e continua. Cremes e óleos podem ser utilizados para o deslizamento das mãos.”

5. Quais substâncias realmente amenizam a celulite?

“São inúmeras, mas as que possuem mais embasamento científico e que indico são: cafeína, centella asiática e laranja amarga”, destaca a esteticista do Image Hair Studio.

6. Há alguma outra forma de hidratar a pele além dos cremes?

“Sim, hoje em dia vejo muita gente voltando a usar o Bepantol e ele é muito bom, mas a água termal para esse tempo é o ideal. Ela é dessensibilizante e hidratante, e hoje o mercado nacional possui marcas maravilhosas. Tanto o Bepantol como a Água Termal são duas opções ótimas e que não são caras”, responde.

7. A automassagem corporal deve ser feita de que forma?

“Ela é praticamente da mesma forma que a drenagem, mas são dois tratamentos distintos. A massagemdeve ser um movimento ritmo e com mais pressão do que na drenagem”, explica Patrícia;

8. Como deve ser feita a higienização da pele?

“O passo a passo é o seguinte:
• Antes do sabonete, se a pessoa estiver com maquiagem, ela deve ser retirada com demaquilante;
• Após o demaquilante, o rosto deve ser lavado com um sabonete especifico para a pele;
• Depois da lavagem, use um tônico para equilibrar o PH da pele. Existe o tônico hidratante, adstringente, e a pessoa tem que procurar o ideal para o seu tipo de pele;
• Passe um esfoliante se achar necessário. Eu indico que a esfoliação seja realizada duas vezes por semana. Remova o esfoliante com algodão e água e repasse o tônico;
• Finalize com filtro de proteção solar com ou sem cor.
Sempre lembro às minhas clientes que para retirar a maquiagem é extremamente necessário usar o demaquilante, pois o sabonete apenas retira a oleosidade da pele, mantendo os resíduos da maquiagem, ressalta a esteticista;

9. Qual a importância da proteção solar nessa época do ano?

“É de uma importância extrema. O uso do filtro tem que ser a cada 2 horas e ainda assim não é suficiente, tem que tomar cuidado com os horários, nunca tomar sol entre às 10h da manhã e às 16h da tarde”, observa Patrícia.

10. O protetor solar deixa a pele mais oleosa ou mais seca?

“Depende da substância. Hoje em dia tem o oil free e é essencial que hoje em dia se use esse tipo. Busque o livre de óleo para ficar com o equilíbrio da sua pele. Óleo não é sinônimo de hidratação. O que nutre mesmo são substâncias com fatores de água. O óleo umecta a pele. E vale lembrar que a pele oleosa também precisa de hidratação, precisa de água”.

11. Ficar muito tempo na água da praia e da piscina prejudica a pele?

“Sim, na piscina tem o cloro e a água do mar muito sal, elas desequilibram o PH da pele. É ideal já hidratar a pele assim que sair da água”.

12. Quais tratamentos podem ser utilizados para amenizar as estrias?

“A técnica que eu trabalho e amo e que também está sendo muito utilizada por famosos é o tratamento de microagulhamento. Ele está sendo muito vulgarizado nas redes sociais por pessoas que dizem que ele causa dor, que sangra, mas isso não existe, a pessoa tem que achar um profissional adequado para fazer esse tipo de tratamento. Ele é indicado para tratamento de cicatrizes acne, estrias, cicatrizes, linhas de expressão, melhorar o aspecto geral da pele. Faça uma avaliação com um profissional para ele indicar qual a quantidade de seções necessárias. Para quem ainda possui as estrias avermelhadas é possível a dissolução”, lembra a especialista.

13. Cremes diminuem as estrias?

“Quando estão em fase de surgimento sim. Fazendo a hidratação com creme e umectando com óleo você consegue reduzir muito, mas as brancas já tem uma profundidade grande e precisa de um tratamento específico”.

14. Como posso evitar as estrias e a celulite?

“Para evitar a estria o fundamental é manter a pele sempre hidratada. Se você usa cremes e umecta o corpo evita o surgimento. Mas, se usa roupas apertadas e não hidrata o corpo, tem facilidade de desenvolver. As estrias são rupturas. Se você sempre hidratar e usar roupas largas terá menos chances de adquirir a estria. No caso da celulite é evitar uma vida sedentária, buscar equilíbrio com o sistema hormonal e principalmente ter uma alimentação balanceada. Evite fumar, consumir bebidas alcoólicas. Até mesmo o estresse ajuda no aparecimento, por gerar a falta de sono. Além disso, também tem o fator genético, se sua mãe e sua vó tiverem muita celulite, provavelmente você também terá”, afirma Patrícia.

15. Qual o tratamento mais indicado para fazer no verão?

“A drenagem linfática. Isso deveria ser um movimento nacional, drenagem não é relaxamento, é saúde. Agora no verão as pessoas incham com facilidade porque, além de beber mais liquido e o reter, as pessoas também bebem, tem dificuldade de dormir e todo esse conjunto desacelera o metabolismo que é o sistema linfático. Recomendo que se faça 2 vezes por semana, pois com ela você elimina liquido e toxina”, completa a esteticista.Patrícia ressalta que a alimentação, o consumo de água, o sono e o emocional são todos os fatores que influenciam na boa saúde da pele. “Tudo deve ser combinado e você terá uma pele perfeita”, finaliza.