O clima mais seco do outono pede cuidados especiais para a pele. Confira algumas dicas importantes para mantê-la saudável!

Por Ana Paula Ferreira

Especialista indica apostar em produtos que limpam sem agredir a cútis e que

intensificam a hidratação / Foto Shutterstock

O clima mais seco característico do outono exige alguns cuidados especiais para manter a pele saudável. De acordo com a biomédica esteta Natalie Lucasech, existem 4 dicas importantes para garantir que a cútis continue bem cuidada durante a nova estação. Confira!

1. Limpeza profunda

Para fugir do ressecamento e encarar o outono com a pele saudável, a especialista indica apostar em produtos que limpam sem agredir a cútis e que intensificam a hidratação. “Sabonetes neutros e tônicos são superaconselháveis para esta época do ano. Para a hidratação os cremes e loções hidratantes devem ser usados diariamente, principalmente após o banho, tanto no rosto como no corpo”, comenta Natalie, que indica produtos sem óleo na composição para quem tem a pele muito oleosa. 

2. Use protetor solar

A profissional alerta a importância do filtro solar em qualquer época do ano. “A radiação ultravioleta é o principal inimigo da pele saudável. Enquanto a radiação ultravioleta B (UVB) é mais predominante no verão do que nas estações mais frias, a radiação ultravioleta A (UVA) incide o ano inteiro e também ao longo de todo o dia.” 

3. Atenção especial com os lábios

Os lábios também sentem a mudança no clima e sofrem as consequências das temperaturas mais baixas – eles são afetados pelo ressecamento e as famosas rachaduras. “Isso acontece porque a pele dos lábios é mais fina do que o restante do corpo, e não possui glândulas sebáceas, sendo mais suscetível ao ressecamento”, explica a biomédica esteta.

A dica de Natalie, nesse caso, é nunca puxar as peles soltas dos lábios. “Ao fazer isso, você machuca e sensibiliza a pele, criando fissuras e aumentando o risco de infecções. Para evitar que isso aconteça, aposte em hidratantes labiais com componentes como vitamina E, lanolina, pantenol e ceras vegetais. Use também protetores labiais com FPS e reaplique várias vezes ao dia.”

4. Cuidados com mãos e pés

Segundo a profissional, o cuidado ideal com as mãos e os pés é com cremes e hidratantes à base de uréia e/ou glicerina. “Essas substâncias podem ajudar a reparar mais rapidamente os danos causados pelas mudanças bruscas de temperatura e prevenir o ressecamento.”