Está chegando a estação mais esperada do ano, mas é preciso ir com calma. Um FPS adequado, nos horários em que o sol é mais leve, garante, sim, um bronzeado bonito e preserva a saúde da pele

Por Isabela Leal | Foto Shutterstock | Adaptação web Ana Paula Ferreira



Pare pra pensar: serão seis meses de sol escaldante — de outubro a março — então para que pressa de ficar bronzeada logo na primeira semana? Esse objetivo vai na contramão de um bronzeado duradouro, e ainda pode colocar em risco a saúde da pele. Sim, para que haja um bronze rápido — para dar fim ao branco escritório do inverno — é certo que houve negligência com a proteção solar. 

“A forma mais saudável de se expor ao sol, na verdade, é não se expor. Mas como sabemos que é inevitável, a dica é ir gradativamente e ao longo dos dias diminuir o filtro. Deve-se iniciar a exposição entre 9h e 11h, com um FPS 30, e depois de sete dias diminuir para o FPS 15. Porém, hoje já está comprovado que, mesmo com a proteção solar, nossa pele vai sofrer as consequências dessa exposição”, avisa Mônica Aribi, dermatologista, de São Paulo (SP). “O mais importante é ter bom senso e entender que mesmo usando filtro é possível se bronzear”, completa Maria Bussade, dermatologista, de São Paulo (SP).

Abaixo, Maria listou 5 dicas que vão te ajudar a conquistar um tom de pele bonito e prolongado no verão sem prejudicar sua saúde!

→ Exponha-se das 9h às 11h e das 16h às 18h com FPS mínimo 15 (nos três primeiros dias use FPS 30). Faça isso o verão inteiro, sem alterar o horário de exposição ou o fator de proteção.

→ Use diariamente ou três vezes por semana loções que prolongam o bronzeado, à base de tiolisina. Compre em farmácias de manipulação sem receita ou prontas. Elas diminuem a descamação e retêm a cor da pele por mais tempo.

→ Hidrate o corpo todos os dias com seu creme habitual para proteger e nutrir a cútis.

→ Evite esfoliar a tez no verão; se for inevitável, não passe de uma vez na semana.

Quer conferir outras dicas de bronzeado para o verão? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!