Nos dias de calor intenso é comum ficarmos mais inchadas. Saiba como é possível diminuir ou até mesmo evitar esse problema durante o verão!

Por Ana Carolina Gabriel | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira



É comum sentirmos o corpo inchado durante o verão, afinal, acabamos retendo mais líquidos nos dias de calor intenso. “O ideal é adotar uma alimentação equilibrada com variedade de vitamina e minerais. Quanto mais colorido o prato, melhor”, explica Júlio Marin, nutricionista da Apetit Serviços de Alimentação. “Hidratar o corpo também é importante, uma vez que melhora o equilíbrio hídrico e a circulação sanguínea”, completa.

Mas é preciso ficar atenta aos alimentos consumidos no dia a dia, já que alguns melhoram a retenção hídrica e outros a pioram. “Alimentos verdes escuros são bons porque agem como antioxidantes. Frutas e verduras também estão liberadas nas refeições, pois são ricos em potássio e esse mineral ajuda a controlar o nível de sódio do organismo. Caso o problema de retenção de líquidos e inchaço persista, procure orientação médica”, orienta o profissional.

Abaixo, Marin listou 5 dicas que vão te ajudar a diminuir o inchaço do corpo no verão:

1. Beba, no mínimo, 2 litros de água por dia. Além de hidratar o corpo, ela auxilia na eliminação de toxinas.

2. Pratique atividades físicas para ativar a circulação sanguínea.

3. Evite o consumo de alimentos ricos em sódio, como os embutidos, temperos prontos, molhos a base de soja e refrigerantes.

4. Evite frituras e alimentos muito gorduroso.

5. Frutas como melão, melancia, laranja, acerola, morango e limão facilitam a eliminação de líquidos do corpo.