Conheça os benefícios da água termal para a pele e desfrute de suas vantagens em qualquer época do ano!

Reportagem: Monique Zagari Garcia

agua-termal-beneficios-pele

A água termal é recomendada no verão devido ao alto teor de

nutrientes que possui, favorecendo a hidratação da pele e 

repondo os minerais perdidos com a transpiração
Foto: Danilo Borges 

Você sabe para o que serve a água termal? Pode parecer um líquido comum, mas bastam algumas borrifadas para desfrutar de seus benefícios. É isso mesmo, muitas pessoas não sabem que a água termal ajuda a hidratar, acalmar e equilibrar o pH da pele, e também reconstitui a barreira de proteção cutânea, deixando a pele mais saudável e protegida de agressores externos como a poluição e o vento. O dermatologista Anderson Bertolini, diretor médico da Clínica Bertolini (SP), explica que a água termal é um tipo de água que conta com uma composição específica, pois passa por um processo de filtração próprio, que mantém seus minerais em ótimas condições e não apresenta bactérias. Além disso, a água termal tem menos sódio em sua composição e é mais rica em selênio, cálcio e manganês quando comparada à água mineral.

De acordo com a dermatologista Miriam Sabino de Oliveira (SP), a água termal de uso cosmético, que pode ser encontrada em spray e nas composições de cremes hidratantes faciais e corporais, apresenta uma concentração ideal de minerais responsáveis pelos benefícios estéticos e terapêuticos já citados, como limpar, hidratar, tonificar, acalmar, refrescar e revitalizar a pele.   “Devido à sua temperatura, os minerais são mais estáveis e conseguem penetrar melhor, oferecendo mais benefícios à pele e garantindo sensação de frescor, suavidade, conforto e bem-estar”, explica. Miriam também lembra que o produto rico em nutrientes também possui efeito anti-inflamatório, ajudando no processo de cicatrização e hidrata a pele sem aumentar a oleosidade.

Segundo Alexandre Filippo, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP), o uso da água termal é indicado para qualquer tipo de pele: “Pessoas que suam ou usam muita maquiagem podem usá-la para limpar a tez; quem tem a cútis ressecada pode usá-la antes de aplicar um hidratante, potencializando o poder da hidratação; pessoas que fazem tratamentos com ácidos, peelings e laser, podem usá-la como calmante da pele”, exemplifica. Uma boa dica da dermatologista Miriam é deixar o produto na geladeira por alguns minutos para utilizá-lo no combate às olheiras. “Faça uma compressa sobre a região das olheiras com algodão. A temperatura fria promove a vasoconstrição, diminuindo o seu aspecto”, ensina. 

E o melhor: é possível desfrutar de suas vantagens em qualquer época do ano. “A água termal evita o ressecamento característico do inverno e ameniza os males do verão, como queimaduras provocadas pelo excesso de exposição ao sol”, afirma Miriam. Para sentir seus benefícios, é necessário usá-la de duas a três vezes ao dia. “O ideal é borrifa-la pela manhã, ao acordar. Pode ser antes de aplicar a maquiagem ou outros cosméticos. À noite, borrife novamente após limpar a pele e antes de aplicar outro hidratante. No verão, deixe o frasco na geladeira para garantir mais frescor ao aplicar”, recomenda a médica.