Precisando relaxar mas não sabe qual massagem apostar? Confira este guia com 4 opções que vão te deixar para lá de leve!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



Às vezes nosso corpo pede um pause para se recuperar da correria do dia a dia. E não há forma mais gostosa e relaxante de dar esse descanso a ele do que com massagens, não é? Fernanda Kawahara, fisioterapeuta e coordenadora Técnica da rede Buddha Spa, listou algumas opções que vão te deixar levinha, levinha! Confira:

Shiatsu

O que é: Técnica desenvolvida a partir de profundos conhecimentos adquiridos da milenar Medicina Chinesa que usa a pressão dos dedos no trajeto dos meridianos (canais de energia que percorrem pelo corpo e órgãos), proporcionando alívio de tensões musculares, no estresse, depressão e prevenção dos males causados pelo sedentarismo.

Como é feita: Depois de uma anamnese, quando será identificada a queixa e demais informações do paciente, o terapeuta o direcionará para a maca. Essa massagem não utiliza óleo, justamente para evitar que ocorra o deslizamento das mãos. Aqui, os pontos de tensão são abordados pelo terapeuta com a pressão dos dedos, que vai variar de acordo com o limiar de dor. 

Intensidade: Forte. Como são pressionados pontos do corpo que podem estar tensos, pessoas com pouca tolerância a dor podem sentir algum desconforto, mas é possível solicitar ao terapeuta que a pressão seja feita mais leve, média ou forte. 

Resultado: Essa terapia proporciona um grande alívio nas tensões musculares, no estresse, na depressão e na prevenção dos males causados pelo sedentarismo.

Massagem Relaxante

O que é: Massagem anti-estresse que utiliza apenas as mãos na musculatura do corpo.Como é feita: O paciente se deita de bruços em uma maca e o massoterapeuta realiza movimentos de deslizamentos contínuos com as mãos. São combinados movimentos de deslizamento e amassamento. A massagem também é feita na parte frontal do corpo, nas mãos, pés e dedos. 

Intensidade: Leve a moderada. O profissional coloca pressão moderada e firme, através de deslizamento das mãos, eventualmente atingindo pontos tensos, que podem ser “desfeitos” com a repetição desses movimentos, mas sem insistir caso o paciente sinta a região muito dolorida.

Resultado: Relaxamento muscular, alívio do estresse e dor, aumento da vascularização periférica e bem estar imediato.

Drenagem Linfática

O que é: Massagem realizada com movimentos suaves e precisos, atuando sobre o sistema linfático

Como é feita: Com o cliente deitado na maca, a drenagem se inicia com a estimulação dos gânglios principais com movimentos de bombeamento realizados nas virilhas, axilas atrás do joelho e nos pés. Em seguida, inicia-se a combinação dos movimentos em forma de bracelete e movimentos ondulatórios para captação da linfa e direcionamento aos linfonodos. A drenagem é feita com o fluido lipo rf no intuito de facilitar os movimentos e também potencializar os efeitos da drenagem.

Intensidade: Leve. Não se deve pressionar, mas sim estimular o sistema linfático através de movimentos suaves e precisos melhorando a diurese consequentemente eliminando as toxinas que dificultam o bom funcionamento do organismo.

Resultado: Diminui edemas, auxilia na eliminação de toxinas e melhora a nutrição das células. É indicada ainda para o pré e o pós-operatório em cirurgias plásticas e também tem efeito relaxante.

Massagem Ayurvedica

O que é: A Massagem Ayurvédica é relaxante e atua poderosamente sobre a circulação sanguínea, a respiração e a Energia Vital. Trabalha as cadeias musculares e articulações de todo o corpo, mesclando toques suaves e profundos com alongamentos e trações de Yoga.

Como é feita: O terapeuta utilizará mãos e pés, e por isso, o paciente sempre verá uma corda ou um banco que servirá de ponto de apoio para os movimentos realizados com os pés pelo profissional. O paciente se deita de bruços em um colchão ou maca mais baixa e larga, e a massagem começa pelo aquecimento das costas e coluna, que é a base de sustentação do corpo, sendo estendida para pescoço, ombros, pernas, barriga, peito e rosto. Movimentos de alongamento serão realizados durante a sessão.

Intensidade: Média a Forte. Há um processo de relaxamento de pontos de tensão, mas diferente do shiatsu, isso não é feito através da pressão dos dedos, e sim do deslizamento profundo das palmas das mãos e plantas dos pés.

Resultado: Favorece um realinhamento postural e conscientização da respiração, alívio das tensões, alongamento e fortalecimento do sistema imunológico e energético.