É possível preparar o organismo para garantir aquele bronzeado de dar inveja antes mesmo da chegada do verão, apenas com a ajuda dos alimentos certos! Confira quais são eles

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock



Ninguém merece chegar na praia com aquela cor “desbotada” na pele, de quem passou meses sem ver o sol, não é mesmo? Para evitar essa situação, você já pode ir preparando seu organismo para garantir aquele bronzeado incrível com a ajuda dos alimentos de cor alaranjada como cenoura, mamão, abobora e laranja. “Eles são ricos em betacaroteno, nutriente que ajuda a adquirir e manter o bronzeado, pois estimulam a produção de melanina, proteína responsável pela pigmentação da pele, protegendo a mesma da radiação solar”, explica Paula Vasconcelos, nutróloga do Espaço Volpi, em São Paulo.

De acordo com a profissional, é indicado que estes alimentos sejam consumidos in natura ou cozidos. “Só se deve evitar o cozimento excessivo para não diminuir a quantidade de nutrientes disponíveis”, orienta. E vale lembrar que de nada adianta lançar mão dessa alternativa uma semana antes do verão. O ideal é consumir estes alimentos regularmente,  iniciando cerca de 2 a 3 meses antes da exposição solar. “Nesse período há produção suficiente de melanina que ajuda a ter um bronzeado bacana”, explica Paula. 

Abaixo, a profissional ensina duas receitas deliciosas para te ajudar a garantir uma cor incrível na pele e refrescar o corpo nos dias mais quentes! “Ambas combinam boa quantidade de betacaroteno, vitaminas A, C e E – antioxidantes que reforçam a imunidade e protegem a pele dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.  Elas também são ricas em fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino e hidratam o corpo”, explica Paula. Agora é só bater todos os ingredientes no liquidificador e se deliciar. Anota aí!

Suco

1 folha de couve
1 cenoura 
raspas de gengibre
suco de 1 laranja
água e gelo para completar

Vitamina

½ mamão papaya
1 laranja
50ml de uva integral
100ml de água de coco
2 amêndoas