Pele sem viço? Cabelo desnutrido? Maquiagem difícil de remover? Chame o óleo de coco!

Por Juliana Vaz e Rita Santander | Adaptação Ana Paula Ferreira

O óleo de coco possui propriedades que fazem dele um ótimo cicatrizante e

regenerador cutâneo / Foto Shutterstock

Se o óleo de coco fosse personagem de filme de super-herói, começaria demonstrando seus poderes na alimentação (alô, gorduras boas), inclusive pré-treino (basta uma colherzinha no café para entregar energia extra como termogênico natural), para, em seguida, conquistar o papel de protagonista nos cuidados com a saúde e a beleza. Até para higiene bucal ele tem sido usado – lembra do oil pulling, método baseado na ayurveda que consiste em fazer bochechos com o óleo a fim de driblar o mau hálito, prevenir cárie, tártaro e placa bacteriana e clarear o sorriso? A top Gisele Bündchen, a atriz Sofia Vergara e a modelo Yasmin Brunet já se declararam fãs do óleo e o usam como elixir natural para nutrir os fios, domar o frizz e até remover a maquiagem mais resistente sem irritar a pele.

A fama de bom não é à toa. O óleo de coco extravirgem (extraído da parte mais nobre da fruta) tem na composição ácidos graxos ômega 3, 6 e 9, vitamina E e ácidos láurico e caprílico, nutrientes que o tornam um ótimo hidratante, capaz de nutrir profundamente e criar uma barreira contra a perda da umidade natural do cabelo e da pele. Sem falar na ação antiinflamatória, antibacteriana e antifúngica, que faz do produto um cicatrizante e regenerador cutâneo.

Siga nossas dicas e inclua já esse aliado na sua rotina de beleza:

No cabelo

Óleo bifásico pós praia e piscina

Proteja os fios da ação do cloro e da água do mar com a seguinte receita após o mergulho: em um frasco com borrifador, misture em proporções iguais óleo de coco e água mineral. Na hora de usar, agite bem e espirre sobre os fios.

Máscara hidratante noturna 

A dermatologista Ana Carolina Suman, do Rio de Janeiro, ensina uma hidratação potente para cabelo ressecado. “Após o banho, aplique o óleo de coco em todo o comprimento dos fios, com exceção da raiz. Faça uma trança e vá dormir. Para não sujar o travesseiro, pode forrá-lo com uma toalha. No dia seguinte, é só enxaguar.” É fundamental eliminar o excesso de óleo nos fios para evitar o aspecto opaco e gorduroso. Se necessário, use o xampu mais de uma vez e cuide para retirar completamente os resíduos. Você também pode adicionar de três a cinco gotas do óleo em sua máscara de tratamento semanal. O ingrediente irá potencializar a retenção das moléculas de água na fibra capilar.

Antifrizz poderoso

Pingue algumas gotas do óleo na palma das mãos e esfregue-as para aquecêlo. Em seguida, espalhe no comprimento do cabelo para eliminar fiozinhos arrepiados e aumentar o brilho.

No rosto 

Demaquilante power

Nem a máscara de cílios mais resistente vai resistir a esta receita: esfregue suavemente algumas gotas do óleo sobre a pele e a área dos olhos. Em seguida, remova o excesso com um disco de algodão. Sua pele é oleosa e tem tendência à acne? Sem problemas. O ácido láurico presente do óleo possui ação antimicrobiana, capaz de prevenir e combater acne e dermatite atópica (que causa irritação e coceira).

Balm e esfoliante labial

Boca ressecada por sol e vento?  Uma fina camada de óleo de coco aplicada com a ponta dos dedos proporcionará maciez à pele e evitará rachaduras. Se as pelinhas já surgiram ou se quer simplesmente deixar os lábios mais macios, misture algumas gotas do óleo a uma pouquinho de açúcar refinado e esfregue delicadamente a região.

No corpo

Esfoliante natural

Ajuste as proporções e obtenha um produto para renovar a pele do corpo também. Misture meia xícara de óleo de coco com 1 col.  (sopa) de açúcar demerara – os grãos maiores são ideais para desgastar áreas mais grossas da pele. "O óleo de coco extra virgem tem validade longa de até 24 meses, mas quando é misturado a outros ingredientes, tem sua fórmula alterada e pode não se manter estável por tanto tempo. Nesses casos, é ideal utilizar imediatamente", explica a dermatologista Luciana Labouriau, da Clínica Drummondermato, no Rio de Janeiro.

Quer conferir mais sobre beleza e cuidados com a pele e cabelo? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!