A exposição ao sol, se feita da forma correta, oferece muitos benefícios à pele, com o reabastecimento da Vitamina D

Texto Ana Paula Ferreira

O indicado é tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia

Foto Shutterstock

Além de garantir um bronzeado saudável, a exposição ao sol feita da maneira correta ajuda a reabastecer a vitamina D. De acordo com a biomédica esteta Natalie Lucasech, este nutriente é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano, pois é responsável por controlar 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular.

“A exposição solar é importante pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese deste nutriente. O sol é o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe”, explica ela.

A profissional indica que, para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. “Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional à quantidade de pele que está exposta. Lembrando que para evitar o prejuízo que também pode ser causado pela exposição solar, o ideal é evitar o horário entre 10h e 16h”, finaliza a biomédica.

Alguns alimentos, como peixes e frutos do mar, também auxiliam na produção da Vitamina D, porém em menor quantidade. “Um adulto saudável precisa consumir, em média, 5 microgramas por dia de Vitamina D”, aponta Natalie. 

Abaixo, a especialista listou os 5 principais benefícios da vitamina D para a pele. Confira!

1. Acelera a recuperação da barreira cutânea;
2. Potencializa a renovação da epiderme, camada mais externa da pele;
3. Melhora a textura da pele e dos contornos faciais;
4. Controla os fatores de crescimento, estimulando renovação do colágeno e reparo das fibras que controlam a pele; 
5. Exerce papel imunológico.