O inverno é a estação do ano que mais maltrata a pele. Para fugir dos danos causados por essa temporada, confira os 10 erros que todo mundo comete ao cuidar da cútis nos dias frios!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock

Evite abusar dos produtos para acne nesta temporada

Foto Shutterstock

Nossa pele pede cuidados especiais com a chegada do inverno, já que essa é a temporada que mais causa danos à cútis

Para te ajudar nessa missão, Cintia Guedes Mendonça, dermatologista, de São Paulo, explica quaissão os 10 erros que todo mundo comete durante o inverno e que acabam prejudicando a pele. Confira!

1. Não usar protetor solar

Mesmo que o sol não esteja tão forte, acredite que ele está lá e pode trazer danos à pele. Aplicar o protetor solar durante todos os dias é importantíssimo. 

2. Não tomar água

No inverno, às vezes nos esquecemos de hidratar nosso corpo por não sentir tanta sede como no verão. Isso é um erro gravíssimo, porque a hidratação começa sempre de dentro para fora e vai ajudar a sua pele a ficar muito mais bonita. 

3. Tomar banhos muito quentes

É comum as pessoas demorarem mais no banho no inverno com a água quente caindo pelo rosto. Porém, a água muito quente faz a oleosidade natural ir embora e faz com que a pele comece a descamar. Se isso acontecer é um sinal para diminuir a temperatura da água. 

4.  Não hidratar a pele

A hidratação da pele nunca pode ser deixada de lado e na época mais fria do ano lábios, axilas e mãos tendem a ressecar ainda mais. Aposte no creme hidratante no corpo e em protetores labiais. 

5. Usar base na pele seca 

Se você não vive sem base, o ideal é ter uma para o inverno e outra para o verão, mesmo porque nosso tom de pele muda de uma estação para outra. No inverno, a base deve ser mais umectante para que a pele não pareça ressecada ao longo do dia. 

6. Não dar importância ao nível de umidade no ar

O umidificador de ar é uma das melhores coisas que você pode se dar nessa época do ano.  A umidade certa do ar deixa sempre a pele e os cabelos mais bonitos e ainda evita alergias. 

7. Abusar dos produtos para acne

Produtos para acne são geralmente mais abrasivos na pele e devem ser evitados no inverno. Tônicos que levem álcool na composição devem ser substituídos por extratos botânicos. 

8. Excesso de esfoliação a pele

Evite ensaboar demais e fazer muita esfoliação nessa época do ano, pois isso pode deixar a pele ainda mais seca e causar rachaduras. 

9. Usar tocas e gorros em excesso

O uso desses acessórios aumenta ainda mais a oleosidade do couro cabeludo, fazendo com que se formem fungos e bactérias na região capilar. Dormir com os cabelos molhados também não é recomendado. 

10. Molhar os lábios com a própria saliva

Muitas pessoas possuem essa mania, porém isso só faz com que os lábios ressequem ainda mais, causando até rachaduras. Para evitar isso, abuse dos batons hidratantes e umectantes labiais.