Transmissão de infecções causadas por fungos, vírus e bactérias é um dos problemas que podem ser causados pela falta de cuidado ao ir à manicure. Saiba como evitar e cuidar de sua saúde!

*Por Letícia Ronche | Foto Shutterstock | Adaptação Ana Paula Ferreira



Já que o ato de deixar as unhas bonitas é uma cultura muito presente no Brasil, devemos nos atentar para que o procedimento seja realizado da maneira correta. Isso evita a evolução de alguns problemas, como transmissão de infecções causadas por fungos, vírus e bactérias. “O contágio acontece por meio de instrumento sem contato com a pele. Por isso, é melhor cada pessoa levar o seu kit individual sempre”, recomenda Carla Bortoloto, dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínico Cirúrgica (SBDCC).

Ela recomenda que a pessoa tenha todos os instrumentos, principalmente o esmalte e a base, pois eles também podem ser transmissores de doenças. As mais comuns nesses ambientes são: hepatite viral, micoses de unha, erispiela (pode ser uma porta de entrada para uma infecção à distância, ou seja, o agente entrou pela unha e causou uma infecção na perna). Mas não basta ter e usar os seus próprios instrumentos, também é necessário mantê-los sempre higienizados. “Isso deve ser feito sempre após o uso. Se possível passar por um processo de esterilização e guardar em um recipiente limpo sem contato com outros materiais”, conclui a médica.

Via Revista VivaSaúde | Ed. 146