Quer exibir uma pele diva por aí durante os dias mais quentes do ano? Então fique atenta às 11 dicas dadas por uma especialista

Texto Ana Paula Ferreira

Não se esqueça: o protetor solar é seu grande aliado para manter a pele saudável no verão!

Foto Shutterstock

A temporada mais quente do ano já está batendo à porta! Para que sua pele não saia prejudicada nessa estação, consultamos a esteticista Patrícia Santos, do salão Image Hair Studio, de São Paulo.

A profissional listou 11 dicas infalíveis para você se cuidar no dia-a-dia e encarar o verão com uma pele in-crí-vel. Vem ver!

1. Evite o sol entre as 10h e 16h. Nesse período, os raios ultravioletas não são benéficos à pele. “O ideal é tomar sol antes das 10h ou após às 16h”, aconselha Patrícia.

2. Não se esqueça de usar protetor solar acima do fator 30 e sempre repassar o produto a cada 2 horas. Isso é importantíssimo e, além disso, ajuda no combate ao câncer de pele. "Indico o fator acima de 30 porque hoje em dia as pessoas estão com o tempo cada vez mais corrido e acabam esquecendo ou deixando de lado a reaplicação”, indica a profissional. “Segundo pesquisas, a reaplicação funcionada da seguinte forma: para fatores menores de 30, a reaplicação deve ser a cada 1 hora. No caso do fator 30, a cada 2 horas. E os de 50 e 60, a cada 3 horas”, explica.

3. Consuma bastante salada à base de beterraba e cenoura. Estes alimentos intensificam o bronzeado saudável.

4. Beba bastante água. Além de ser essencial para a saúde, é excelente para a pele.

5. Chapéus, bonés e viseiras são bons aliados contra a exposição ao sol. Abuse deles, mas lembre-se que eles não substituem o protetor solar.

6. No calor, evite uma alimentação muito pesada – aposte em um cardápio balanceado e leve.

7. Lembre-se que os cabelos também sofrem bastante com a exposição solar, portanto, procure utilizar produtos específicos com proteção solar.

8. “Nessa época, muitas pessoas adquirirem frieiras. Portanto, após o banho seque bem a pele dos pés entre os dedos, axilas e virilhas. Em sinal de micose, procure um profissional dermatologista” recomenda a especialista.

9. Abuse da água de coco e sucos naturais, eles auxiliam na hidratação a pele.

10. Procure fazer atividades livres que, além de proporcionar o relaxamento, fazem um bem enorme para a saúde da pele.

11. Você tem pele ressecada? “Uma boa pedida é utilizar água termal em spray, que é super refrescante para a pele”.