Totalmente manual, o método oferece benefícios que vão além da estética. Saiba mais sobre o novo protocolo!

Por Ana Paula Ferreira | Foto Shutterstock

O Método Efficient diminui a retenção de líquidos do

corpo e trata a celulite / Foto Shutterstock

Não tem como negar: a celulite é um dos maiores inimigos das mulheres. Contudo, graças aos estudos e novas tecnologias, hoje é possível combater esse problema com a ajuda dos procedimentos estéticos

Desenvolvido pela top esteticista Flávia Medeiros, de São Paulo, o Método Efficient é uma das novidades que prometem acabar com o tão temido aspecto “casca de laranja”. “O Efficient foi criado após um curso que realizei na Bélgica com um dos maiores nomes da drenagem linfática mundial, Prof. Albert Leduc, e uma parceria com o Prof. Daniel Zucchi, que fez pesquisas em drenagem por 10 anos para chegarmos até a criação desse protocolo”, conta ela.

Dividido em três etapas – esfoliação, drenagem linfática manual e mascaramento com argila branca e bandagem compressiva multicamada –, o procedimento trabalha o bom funcionamento do sistema linfático, que é uma das vias de desintoxicação do organismo. Ao promover a diminuição da retenção de líquidos do corpo, o método trata a celulite e reduz medidas, além de contribuir para o tratamento de edemas causados por pós-operatórios de cirurgias plásticas e para a prevenção de problemas como trombose venosa profunda e surgimento de varizes.

De acordo com a profissional, o método é indicado para todas as pessoas que sofram com problemas relacionados à retenção de líquido crônica como edema, linfedema, edema cíclico idiopático, celulite e problemas circulatórios, além de pacientes que passaram por cirurgia plástica. “A contraindicação é para gestantes, pacientes com lesões e feridas de pele na região a ser tratada, pacientes com doença renal crônica e pacientes com pressão arterial elevada no momento de aplicação da técnica.”

Flávia ressalta, ainda, que não demora muito para que os efeitos sejam notados. “Os resultados visíveis e comprovados através de bioimpedância podem ser observados já na primeira sessão. No entanto, pesquisas realizadas acerca do método mostram que após cinco sessões os resultados permanecem por mais tempo, por até 20 dias sem que a pessoa necessite fazer qualquer tratamento estético”. Sendo assim, a quantidade de sessões varia conforme a necessidade de cada paciente.