O passar dos anos traz segurança, equilíbrio, mas também deixa suas marcas estampadas na tez. Porém, se você conhecer em detalhes as características da sua pele, prevenir e combater esse mal será bem mais fácil

 

 

pele-branca

A pele branca está mais vulnerável ao envelhecimento

precoce
Foto: Danilo Borges 

Branca, branca, branquinha

É mais sensível à exposição solar, devido a pouca produção de melanina. Assim, está mais propensa ao envelhecimento precoce. Em geral, é menos oleosa que as outras. “Esse detalhe reduz a incidência de acne, mas facilita o surgimento de linhas de expressão”, explica Shirlei Borelli, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Société Français e de Mesothérapie, da American Academy of Dermatology e da International Society For Dermatologic Surgery (SP).

Mais propensa a... manchas, flacidez e pele fina.

Prevenção: usar protetor físico durante exposição solar intensa (chapéu e óculos), ingerir filtro solar oral, evitar sol entre 10h e 15h, passar longe do cigarro e controlar o consumo de bebida alcoólica.

Cosmético-chave: “Durante o dia, protetor solar com FPS alto. À noite, loções contendo vitamina C”, indica Shirlei Borelli.

No consultório: “Para amenizar o afinamento da pele são recomendadas sessões de laser ablativo fracionado, que elimina a derme alterada e auxilia a produzir colágeno”, orienta.

Em casa: uso diário de filtro solar e cremes contendo ativos clareadores, ácidos e estimuladores de colágeno.