Treinar é ótimo para o corpo e a saúde. Contudo, dependendo da modalidade, a derme pode exigir alguns cuidados extras. Confira quais são eles e mantenha sua pele impecável!

Texto Livia Valim | Edição Isabela Leal | Foto Gustavo Arrais/Escala Imagens | Adaptação Web Ana Paula Ferreira



Praticar atividade física faz bem para o corpo e para a saúde, mas, dependendo da modalidade, a pele pode pedir socorro. Para ajudá-la a lidar com alguns dilemas, desvendamos as dúvidas mais recorrentes com dermatologistas, que explicam tudo aqui: 

- Minha tez anda ressecada. Pode ser culpa do cloro da piscina em que faço natação?

Provavelmente, pois o produto causa ressecamento dos cabelos e da pele. “Depois de sair da piscina, tome uma ducha e espalhe hidratante em todo o corpo”, diz Jardis Volpe, dermatologista, de São Paulo (SP). 

- É só eu suar um pouco mais para ganhar uma coceirinha chata em algumas áreas. Isso é normal?

Sim. “O suor pode causar uma coceira discreta na pele de algumas pessoas. Não precisa se preocupar”, tranquiliza Leninha Nascimento, dermatologista, de São Paulo (SP).

- Sempre que percorro longas distâncias de bicicleta, a pele do meu bumbum fica assada. Como faço para que isso não aconteça?

Passar um hidratante potente na região antes de se exercitar vai ajudar bastante a evitar o problema. “Outra boa saída é usar roupas de algodão espessas e próprias para pedalar”, acrescenta Leninha Nascimento.

- Preciso usar protetor solar mesmo enquanto estou na academia?

As lâmpadas emitem uma quantidade bem pequena de radiação ultravioleta e de luz visível. “Por isso, recomendo o uso do protetor apenas para quem tem alguma doença fotossensível, como o melasma e a rosácea”, afirma Leninha Nascimento. Se, no entanto, você malhar perto de uma janela, a aplicação desse tipo de produto já se torna fundamental, mesmo que não tenha nenhum problema de pele como os citados,  inclusive no inverno, quando a proteção também é necessária.

- Gosto de passar pelo menos corretivo e batom para ir à academia. Fazer exercícios com maquiagem é ruim para a pele?

Sim, pois o make dificulta a transpiração normal da tez, o que pode entupir os poros e causar espinhas e cravos. Deixe para aplicá-lo depois da malhação.

Não acabou por aqui, não! Se você quer conferir mais perguntas e respostas sobre cuidados com a pele de quem treina, basta garantir a edição 343 da Corpo a Corpo! Então corra para a banca ou adquira a sua CORPO aqui → https://goo.gl/6bhe3r