Se não deu para escapar das queimaduras de sol, mesmo sabendo da importância de usar o filtro solar sempre, veja como recuperar a pele e diminuir a ardência e vermelhidão

Como amenizar a sensação incômoda

compressas de cha fraco de camomila podem trazer bastante alivio para o rosto

Para aliviar a sensação de pele queimada e ardência do rosto,

aposte em compressas de chá fraco de camomila

Foto: Danilo Borges

Segundo Anelise H. Leite Taleb, farmacêutica pós-graduada em cosmetologia, algumas medidas podem ser tomadas para aliviar as queimaduras solares e diminuir a dor e a sensação de calor. "Banhos frios de imersão no corpo e compressas de chá fraco de camomila na face trazem bastante alívio", diz a especialista.

Para diminuir a sensação de pele queimada, ela indica cremes, loções, leites e géis refrescantes e calmantes com maior base de água, que contenham calamina, mentol, azuleno e aloe vera. "Cremes à base de ureia, Vitamina A – que é um anti-inflamatório – e Vitamina E – que é antioxidante e, por isso, evita o envelhecimento cutâneo – também são boas opções", complementa.

Há ainda no mercado os cosméticos ultra-hidratantes, indicados principalmente para a recuperação pós-sol. A cosmetóloga e Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Medicatriz Dermocosméticos, Sheila Gonçalves, aconselha a apostar em produtos que unam colágeno e lipossomas. "O colágeno melhora a elasticidade e aparência da pele, além de promover uma hidratação mais profunda e prolongada - efeito muito importante na recuperação pós-sol. Os lipossomas, por sua vez, são considerados os verdadeiros restauradores epidérmicos! Ricos em fosfolipídeos, eles colaboram para a reparação do manto hidrolipídico [camada de proteção da pele]".

É comum, também, que a pele comece a coçar bastante antes de descascar. Isso se dá porque, quando queimada, a cútis está também desidratada. "Portanto, produtos hidratantes são muito importantes nesta fase", orienta a Anelise, além de recomendar que se aumente a ingestão de líquidos - principalmente água! - nesse período.