Aprenda três receitas de esfoliantes caseiros que mandam embora as impurezas da pele do corpo, rosto, pés, mãos, joelhos e cotovelos

Reportagem: Caroline Sarmento

esfoliação

Os esfoliantes caseiros ajudam a eliminar as células mortas e deixam a pele mais saudável,
sem gastar muito
Foto: Danilo Borges

As receitas de esfoliantes caseiros são indicadas para peles com irregularidade de coloração, ásperas ou muito oleosas. Os especialistas indicam que os esfoliantes sejam direcionados para cada região: rosto, corpo, pés, mãos, joelhos e cotovelos. 

Os esfoliantes caseiros em questão foram criados pela dermatologista Paula Cabral, da Clínica Hagla (RJ). Cada receita é indicada para uma parte do corpo específica. Escolha a sua e arrisque em casa:

Esfoliação facial:

Ingredientes:
- 1 colher de sopa de farinha de amêndoas
- 1 colher de sopa de mel

Modo de preparo:
Pegue os ingredientes e misture-os em um recipiente. Após a higienização da pele, aplique o creme no rosto e massageie suavemente a face em movimento circular para cima. O processo pode ser repetido uma vez por semana ou a cada 15 dias, variando de acordo com a sensibilidade da pele.

Esfoliação para mãos, pés, joelhos e cotovelos:

Ingredientes:
- 1 mamão verde

Modo de preparo:
Faça um corte no mamão verde e passe o leite do mamão nos pés, mãos, joelhos e cotovelos. Deixe agir por 3 minutos ou até o leite do mamão secar na pele. Lave bem os locais onde foi aplicado o leite do mamão e aguarde uma descamação discreta na região nos próximos dias. Antes e depois da aplicação, evite o contato direto com o sol por 2 dias. O processo pode ser repetido uma vez por mês.

Esfoliação corporal:

Ingredientes:
- 1 colher de sopa de sal marinho
- 1 colher de sobremesa de creme corporal
- 1 colher de chá de óleo corporal

Modo de preparo:
Pegue os ingredientes e misture-os em um recipiente. Após a higienização da pele, massageie com o creme em movimentos circulares o corpo para não causar lesão à pele.  Repetir a esfoliação uma vez por semana ou a cada 15 dias, variando de acordo com a sensibilidade da pele.

* Receitas elaboradas pela dermatologista Paula Cabral, da Clínica Hagla (RJ).