Às vezes, após a depilação surgem manchas principalmente nas axilas, virilha e buço de algumas mulheres. Entenda o motivo e saiba como evitar o escurecimento da pele

Reportagem: Carla Festucci

evite as manchas da depilação

Ceras e lâminas podem estimular a produção de melanina

principalmente nas axilas, virilha e buço, escurecendo a região

Foto: Danilo Borges

Em algumas mulheres, é comum surgirem manchas na pele após a depilação, principalmente nas axilas, virilha e buço. Segundo Mônica Felici, dermatologista da clínica Splendore (SP), a depilação com cera quente pode queimar a pele e estimular a formação de melananina na região, o que é chamado de hipercromia pós-inflamatória. Já no caso das lâminas, o aparelho pode machucar a cútis, que fica inflamada e reage também com o aumento da produção de melanina no local, escurecendo a área depilada.

"Se a pele estiver muito queimada pelo sol no momento da depilação também podem aparecer manchas", complementa Murilo Drummond, dermatologista e professor titular do Instituto de Pós-graduação Médica Carlos Chagas (RJ).

Podem surgir manchas também caso a mulher tenha um pelo muito grosso ou por alergia a algum componente do desodorante, o que irrita a pele e o escurecimento.

Os cremes depilatórios também podem manchar  a pele - pior ainda se ficarem por mais tempo que o indicado, o que causa irritação e a hiperpigmentação pós-inflamatória "Na fase aguda, as manchas podem ser tratadas como queimaduras. Se houver bolha ou vermelhidão, é indicado usar soro fisiológico gelado e depois tratar do mesmo jeito que as manchas comuns, com despigmentantes e anti-inflamatórios", indica Drummond.

Para evitar essas manchas, o ideal é realizar a depilação a laser. "Eliminando o pelo por completo, eliminamos também uma causa do escurecimento da região, que seria a inflamação do próprio pelo, que pode encravar e manchar a pele. Além disso, prevenimos o uso de cera e lâmina, que podem ferir a pele e manchá-la", explica Mônica. Caso não faça a depilação definitiva, dê preferência à cera fria, tomando sempre cuidado com a exposição solar antes e depois da depilação.