A reflexologia é mais do que uma simples massagem: além de relaxante, a técnica ajuda a prevenir – e até curar – problemas de saúde comuns. Veja como usá-la a seu favor.

Por Rita Santander | Adaptação Ana Paula Ferreira

Veja os pontos corretos para cada problema de saúde

Foto Shutterstock

Parece mentira, mas todos os órgãos e glândulas do nosso corpo estão representados em pontos específicos dos pés. Eis a proposta da reflexologia: utilizar as mais de 70 mil terminações nervosas existentes na dupla que nos sustenta para promover o relaxamento,  afastar o risco de doenças e até acabar com problemas comuns do dia a dia, como dores de cabeça e nas costas.

Funciona assim: quando um ponto chamado de zona reflexa é pressionado com os dedos das mãos, acontece uma espécie de descarga elétrica no cérebro que manda a mensagem para o órgão correspondente. Isso estimula a circulação sanguínea e ativa o fluxo de energia, provocando uma melhora da parte tocada à distância. Como se não bastasse, os movimentos favorecem a absorção de nutrientes e facilitam a eliminação de toxinas. Resultado? O corpo fica mais equilibrado. De acordo com o massoterapeuta Gilson Tsuyoshi Fuji, da Clínica Okido, em São Paulo, todos os pontos são trabalhados em uma sessão completa de reflexologia.

“No entanto, se o paciente reclama de algum problema, concentramos a massagem na zona reflexa que ajudará a tratar aquele incômodo. Quando o profissional sente que há um acúmulo de energia em determinada área, acaba direcionando o tratamento”, explica.

Descubra abaixo os pontos-chaves de cada problema:

Dores na lombar

Para aliviá-lo, a lateral do pé, do dedão até o calcanhar, deve ser pressionada (área em vermelho na imagem).

Tensão 

Puxar todos os dedos (área em azul), fazendo uma pequena torção, ajuda a mandar as tensões embora. Dedique cerca de 15 minutos em cada pé, sem estalar os dedos. 

Dores no pescoço 

Para aliviar a tensão, pressione a lateral externa do pé, do dedo mínimo até o calcanhar e a base do dedão (área em verde). Essa massagem trabalhará os pontos reflexos do pescoço, da coluna cervical, dos ombros e dos cotovelos.

Problemas de fígado 

O ponto referente ao órgão está localizado no meio do pé direito (área em amarelo).

Quer conferir mais sobre saúde? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!