Durante o verão, é difícil fugir dos estragos causados pelo excesso de sol, sal e cloro. Confira as dicas que levantamos para você recuperar a pele, cabelo e unhas!

Por Isabela Leal | Adaptação Ana Paula Ferreira

O segredo para prolongar o bronzeado é manter a pele

bem hidratada / Foto Shutterstock

Fim da temporada de calor é tempo de reverter os estragos causados pelo excesso de sol, sal e cloro. Abaixo reunimos informações importantes para você recuperar pele, cabelo e unhas e ainda fazer o bronzeado durar além da estação!

1. Equilibre a oleosidade

Esqueça a teoria de que o sol seca as espinhas. “Ao contrário, ele aumenta a produção de sebo, desencadeando ou agravando a acne”, fala a dermatologista Cinthya Basaglia, do Rio de Janeiro. Pele limpa é a saída para fugir do problema: lave o rosto com um sabonete antioleosidade, no máximo, três vezes por dia – menos, se sua pele for mista. Também vale evitar ambientes com ar-condicionado. “A pele tende a ficar desidratada e, como uma reação natural do corpo, a produção de sebo aumenta”, explica a dermatologista Betina Stefanello, também do Rio. No consultório, procure peelings, máscaras e tratamentos capazes de extrair as impurezas acumuladas nos poros, selando-os depois com ácido salicílico, eficaz contra oleosidade.

2. Faça o bronze durar

O segredo é manter a pele hidratada, o que pode ser feito com o uso de cremes pós-sol adequados e evitando banhos quentes e longos, que retiram a oleosidade natural da pele. Tente diminuir o uso de sabonete (ou restringir à área íntima e axilas) e dispense buchas e esfoliantes muito agressivos. Não esqueça de beber bastante água e aposte em alimentos ricos em betacaroteno (laranja, cenoura, mamão, manga), que ativa a melanina, pigmento que dá cor à pele. Suplementos de vitaminas e com ação antioxidante vão aumentar a resistência da pele e evitar o desbotamento e o descascado.

3. Dê vida nova ao cabelo

O trio sol, cloro e sal manda a conta no fim da temporada de calor: fios ressecados, opacos e quebradiços. Para ressuscitá-los é preciso manter a proteção solar, hidratar e regenerar. Recorra às ampolas de tratamento intensivo e produtos com óleos (como amêndoas, jojoba, uva, argan e coco) uma vez por semana para recuperar e evitar novos danos, como sugere o hairstylist Paulo Mazanandê, do Salón Cabelo e Art, do Rio de Janeiro. Ele ainda indica um truque caseiro para hidratar: “Após lavar o cabelo, aplique abacate batido com mel, deixe agir por 15 minutos e enxágue”, diz. No salão, procure tratamentos para reposição de proteínas e aminoácidos, que vão reconstruir a fibra capilar e devolver brilho e maciez.

4. Fortaleça as unhas

Sim, elas também sofrem com sol, cloro e sal, podendo ficar ressecadas e quebradiças. A solução éhidratar lâminas e cutículas e passar base fortalecedora antes do esmalte. “Experimente mergulhar os dedos em óleo de coco ou de amêndoas regularmente para prevenir o ressecamento e a descamação”, sugere Betina, que ressalta a necessidade de abolir a acetona da rotina. Como alternativa, use removedor sem a substância ou lencinhos removedores com óleo. A manicure Gi Camargo, do salão Gi Camargo Nail Bar, em São Paulo, sugere dar pelo menos uma semana de folga à esmaltação e massagear as unhas com uma gotinha de óleo de semente de uva ou azeite para hidratá-las e nutri-las.

Não acabou por aqui, não! Na edição 338 da Corpo a Corpo você encontra mais dicas para se recuperar do verão! Então corra para a banca ou adquira a sua CORPO aqui → https://goo.gl/9yEXdW