assine

Cadastre seu e-mail e receba todas as novidades da Corpo a Corpo



O excesso de transpiração é um problema comum. Para controlá-lo, confira a vitrine com 11 desodorantes com diferentes funções!

Por Letícia Ronche | Fotos Divulgação | Adaptação Ana Paula Ferreira

Por mais que seja um incômodo, o suor é essencial, pois sua função é controlar a temperatura do corpo.  “Apesar disso, quem sofre de hiperidrose sente um impacto negativo na vida profissional e emocional”, conta Valéria Campos, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), de Jundiaí (SP). Ela acrescenta que esse incômodo pode se manifestar em qualquer fase da vida. Karla Assed, dermatologista e membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD), do Rio de Janeiro (RJ), traduz a hiperidrose como uma transpiração anormalmente aumentada que pode acometer o corpo todo ou áreas específicas.

Diversos fatores envolvidos

As causas podem ter origem emocional, genética, hormonal e até o aumento de peso pode influir. “A paciente costuma reclamar que, quando passa por estresse, há piora do quadro. No verão intenso, causa desconforto e constrangimento, já que além do suor, a pessoa ainda exala odor”, diz Silvia de Mello, dermatologista, do Rio de Janeiro (RJ). 

Valéria explica que a hiperidrose pode ser primária, sem uma causa aparente – também chamada de essencial –, ou secundária, quando é decorrente de outras doenças, como hipertireoidismo e diabetes. Ela revela que não há prevenção eficiente. “O que pode ser feito é usar técnicas para melhorar o estresse e, se possível, evitar lugares mais quentes. Mas muitos pacientes transpiram sempre, sem que haja fator desencadeante”, fala a médica. E se você pensa que a única ação da hiperidrose é o suor excessivo e o constrangimento, saiba que essa condição também favorece o aparecimento de algumas doenças de pele, “como eczemas, verrugas, infecção por fungos nas unhas e entre os dedos (pé de atleta), foliculite e odor desagradável”, diz Valéria Campos.

Para usar no dia a dia

Abaixo, selecionamos 11 opções de desodorantes com diferentes funções. Confira!

Quer conferir mais dicas de beleza? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!





Leia Também
Comente!


Os comentários são pessoais e não refletem a opinião da Corpo a Corpo.