Temida pela grande maioria das mulheres, as bolsas abaixo dos olhos podem ser minimizadas com a ajuda de alguns cuidados caseiros contra inchaço

Por Carol Salles | Foto Shutterstock | Adaptação Web Ana Paula Ferreira



Uma bolsa que mulher nenhuma sonha em ter é a bolsa abaixo dos olhos, causada pelo acúmulo de gordura. Além de envelhecer, dá uma aparência de cansaço ao rosto. E não tem muito jeito: só uma intervenção cirúrgica pode eliminá-la de vez. “É uma característica genética. Com o envelhecimento, a pele da região, que é superfina, torna-se mais flácida e, no caso de quem tem predisposição, mais suscetível a acumular gordura”, explica Thais Pepe, dermatologista de São Paulo (SP). 

A condição pode ser piorada pelo acúmulo de líquidos. Por isso, para minimizar, sem cirurgia, a aparência dessas bolsas, o melhor é atacar em duas frentes: diminuir o inchaço, com medidas simples e caseiras (confira as dicas abaixo); e evitar a flacidez, com cremes que tenham ativos firmadores. 

1. Diminua o consumo de sal 

Já notou como acordamos mais inchadas depois de um jantar com alimentos muito salgados no dia anterior? Isso porque esse mineral predispõe à retenção de líquidos, e um dos locais onde ele mais se acumula é justamente sob os olhos. 

2. Coloque pepino sobre os olhos 

Ou qualquer outra coisa gelada, pode ser uma batata, a parte côncava de uma colher. O que conta aqui não é o material, mas o fato de estar frio, que diminui o inchaço. 

3. Durma de lado ou de barriga para cima 

Essas posições são as melhores para quem costuma acordar com o rosto muito inchado. Isso acontece porque quando deitamos de barriga para baixo, a força da gravidade favorece o acúmulo de líquidos na face.

4. Proteja a área ao redor dos olhos 

Assim como o resto do rosto, essa região também sofre os efeitos da radiação solar, que resultam em rugas e perda de firmeza. Por isso, aplique um FPS diariamente nessa área.

Quer saber mais dicas de cuidados com o rosto? Então, corra para as bancas ou garanta a sua Corpo a Corpo aqui!