Uma boa noite de sono é essencial para quem quer manter uma pele bonita e saudável. Descubra a importância do sono para a sua beleza

Reportagem: Marcella Georgetti
Realização: Tomaz Souza Pinto

 

Noite de sono

Durante o sono, ocorre a renovação celular e o descanso das células
Foto: Danilo Borges

Noites mal dormidas interferem (e muito) na beleza da sua pele. É durante a noite que as células se renovam, descansam, organizam suas funções, reparam e reequilibram os estragos do dia, como efeitos do sol, vento e poluição. Quando estamos dormindo, há a liberação de substâncias importantes para o nosso corpo. As duas principais são os hormônios do crescimento - responsáveis pelo não envelhecimento celular - e o cortisol, hormônio do estresse ligado à formação de radicais livres.

"Além disso, existe o aumento da oxigenação celular e da pele, com uma melhora do retorno do sangue. Também damos um repouso para a musculatura da face", explica a dermatologista Carolina Ferolla (SP). Outra informação relevante para a ala feminina: no período em que descansamos, eliminamos radicais livres, o que torna as noites mal dormidas fortes criadoras de rugas. Assim, já para a cama!