Flacidez cutânea, falta de colágeno e envelhecimento facial começam a aparecer a partir dos 40 anos

Reportagem: Leila Malzone/ Realização: Tomaz Souza Pinto

Jennifer Aniston

Jennifer Aniston mantém a pele jovem aos 42 anos
Foto: Startraks

Ao chegar aos 40 anos, a preocupação das mulheres com a beleza da pele deve redobrar. "Os principais problemas de pele nesta época são as marcas de expressão mais pronunciadas, mesmo quando em repouso, como a flacidez cutânea e o rosto com aspecto de cansado", aponta a dermatologista Carolina Ferolla (SP). A especialista ainda lembra que muitas mulheres entram na menopausa nesse período e o estrógeno, hormônio responsável pela hidratação, diminui bastante, tornando a pele mais ressecada e menos elástica.


Hidratação não pode faltar!

Tenha em mente que a rotina diária de cuidados com a pele deve continuar - mas, agora, a hidratação merece atenção especial. Escolha fórmulas específicas para a mulher madura, já que possuem ativos que vão agir diretamente nos focos dos problemas: uniformização do tom da pele e combate à falta de tonicidade.


Revertendo os sinais do tempo

A toxina botulínica é indispensável na pele facial a partir dos 40 anos. "O preenchimento das rugas é importante, já que a mulher perde o contorno facial ", alerta a dermatologista. Ok, a gente sabe que os preenchimentos faciais são ótimos para acabar com as rugas e marcas de expressão. Mas se não forem bem aplicados, eles podem deixar o visual de qualquer mulher superartificial.

Confira as dicas da dermatologista Annia Cordeiro Lourenço para garantir um efeito pra lá de perfeito:

1. Inicie o tratamento no momento certo. "Não adianta fazer a aplicação em uma pessoa muito jovem que não tenha nenhuma marca, mas também não pode ser realizado em mulheres que já tenham indicação de plástica."

2. Jamais queira consertar todas as imperfeições de uma só vez para não correr o risco de ficar com cara de boneca.

3. Não queira rejuvenescer dez anos com a associação da toxina botulínica e do preenchimento. O ideal é parecer uma mulher muito bem cuidada para a idade que tem.

4. Respeite os intervalos entre as aplicações. O exagero só irá deixá-la com um look artificial e bem mais velho.