Quando se trata de cuidados com a pele, será que o chocolate realmente pode ser prejudicial e contribuir para o surgimento da acne? Descubra com estes 4 mitos e verdades sobre o doce!

Por Ana Paula Ferreira

O chocolate ao leite pode, sim, contribuir com o surgimento da acne. Entenda!

Foto Shutterstock

Não dá para negar que é difícil resistir a um chocolate. Mas quando se trata de cuidados com a pele, será que ele realmente pode ser prejudicial e contribuir para o surgimento da acne? 

Para descobrir de uma vez essas questões, consultamos a dermatologista Larissa Viana, de São Paulo, que listou 4 mitos e verdades sobre a relação entre o chocolate e a saúde da pele. Confira!

1. Chocolate causa acne

Mito. O cacau puro na sua essência é o campeão no ranking de antioxidantes para o organismo e para a pele – ele possui tantos oligoelementos e polifenóis que se enquadra entre os principais rejuvenescedores. O que ocorre para o aumento da acne é o consumo excessivo de alimentos com alto índice glicêmico. Por exemplo: o leite tem alto teor glicêmico. Assim, os chocolates ao leite com maior porcentagem de gordura e menor taxa de cacau podem piorar a pele por terem uma grande quantidade de carboidratos e elevado índice glicêmico.

2. O chocolate meio amargo é menos prejudicial

Mito. Quanto mais elevado o teor do cacau, como os tipos "dark" com 70% de cacau, são os mais saudáveis por terem índice glicêmico baixíssimo, além de oferecerem todos os benefícios do cacau puro para o rejuvenescimento.

3. É possível evitar que a pele fique oleosa mesmo consumindo muito chocolate

Verdade. Usando os cosméticos adequados para o controle externo da oleosidade, além de consumir chocolate com menos leite e gordura (as versões darks, com bastante cacau) e abusar das frutas e legumes ajuda a equilibrar o índice glicêmico e evita as acnes.

4. Chocolate branco é mais prejudicial por conter mais açúcar e gordura

Verdade. O chocolate branco tem mais leite e gordura, portanto maior índice glicêmico. Por isso, é mais propício o aparecimento de acne nos locais oleosos do corpo como face, colo e dorso.